domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioArtigosOPINIÃO DO BLOG: O DEBATE TRUMP E KAMALA

OPINIÃO DO BLOG: O DEBATE TRUMP E KAMALA

 

Ney Lopes

No debate presidencial de ontem entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris e Donald Trump, a conclusão do “The Economist” foi de que “ pesquisas instantâneas sugeriram que os espectadores julgaram a Sra. Harris a vencedora. Sua performance encantou os democratas, e ela forneceu muito mais momentos contundentes”.

Antes do debate, surgiu a questão sobre como Harris e Trump, que nunca se conheceram, se cumprimentariam.

Harris resolveu a questão. Ela caminhou até Trump em seu pódio, estendeu a mão e se apresentou como “Kamala Harris”.

Foi uma maneira de abordar um homem que passou semanas a insultá-la com insultos racistas. Trump não teve escolha a não ser aceitar o gesto.

Irritação

Harris fez questão de irritar Trump.

Kamala Harris comandou o primeiro debate contra Donald J. Trump, exibindo suas habilidades de promotora para aproveitar todas as oportunidades de irritar o ex-presidente em um confronto de 90 minutos de visões e estilos.

Uma hora depois do início do debate, sua estratégia parecia estar dando resultado. Trump estava continuamente na defensiva.

Aqui estão algumas conclusões do debate:

Harris fez questão de irritar Trump

Outro objetivo de Harris, como ex-promotora da Califórnia, era chamar Trump por suas ações passadas, particularmente seus esforços para anular a eleição de 2020.

Uma hora depois do início do debate, sua estratégia parecia estar dando resultado. Trump estava continuamente na defensiva.

Questionado sobre o cerco ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, ele insistiu que “não teve nada a ver com isso, exceto que me pediram para fazer um discurso”. Ele também afirmou, falsamente, que havia vencido a eleição de 2020.

Independentes & Capitólio

“A Sra. Harris, certamente não converteu nenhum apoiador do Sr. Trump — quem poderia? — Mas ela pode ter garantido a alguns dos poucos eleitores independentes” – opinou o “Economist”.

Questionado sobre o cerco ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, ele insistiu que “não teve nada a ver com isso, exceto que me pediram para fazer um discurso”. Ele também afirmou, falsamente, que havia vencido a eleição de 2020.

Vitoriosa

Pesquisas instantâneas sugeriram que os espectadores julgaram a Sra. Harris a vencedora. Sua performance encantou os democratas, e ela forneceu muito mais momentos contundentes.

O jornal “Le Monde” colocou em manchete: “Ofensiva, Kamala Harris vence o debate contra Donald Trump”.

Prossegue o jornal” De repente, Donald Trump parecia mais velho do que realmente era. Ele fez uma careta. Ele estava ficando menor. Ele gesticulou, ficando sem sarcasmo e oxigênio. Mas o seu rival democrata desestabilizou o bilionário como raramente fez desde a sua entrada na política em 2015. A tal ponto que depois do espetáculo ele se sentiu obrigado a encontrar-se com a imprensa, para defender ele próprio o seu desempenho. Kamala Harris, com total confiança, disse estar pronta para outro debate”.

Conclui o “Le Monde”: “. Ela projetou força e confiança antes mesmo do debate começar, quando pareceu surpreender o Sr. Trump ao caminhar até seu lado do palco e estender a mão.  O Sr. Trump disse a ela para “se divertir”. Ela se divertiu”

O “Financial Times” analisou o debate pontuando: “Kamala Harris desferiu uma série de golpes em Donald Trump em questões que iam do aborto à sua aptidão para o cargo, colocando seu rival republicano na disputa pela Casa Branca em desvantagem em um confronto acirrado que pode definir a eleição nos EUA”.

“Harris lançou Trump como um extremista indigno da presidência americana e atraiu o ex-presidente republicano para tocas de coelho. Ele ocasionalmente lutou para conter sua raiva e permanecer na mensagem” diz o Financial Times.

Apoios

A superestrela pop Taylor Swift apoiou Kamala Harris minutos após o fim do debate presidencial Harris-Trump.

As ações da Trump Media & Technology, empresa que abriga a plataforma de mídia social Truth de Donald Trump, caíram cerca de 7% após 90 minutos do debate presidencial de terça-feira

Mentiras de Trump

O republicano reiterou seu alarmismo xenófobo recorrendo a hipérboles de milhões de imigrantes saindo de prisões e manicômios e levando o crime para os EUA.

E insistiu até na teoria da conspiração de que imigrantes haitianos (que estão no país legalmente, aliás) estariam degolando e comendo gatos e patos em Springfield, no estado de Ohio, mentira lunática espalhada por seu vice, J.D. Vance. “Eles estão comendo os cachorros, estão comendo os gatos”, disse Trump.

O moderador do debate desmentiu o sr. Trump, mostrando que tais fatos não ocorreram.

Vitória eleitoral

Levará um tempo para testar se o desempenho de Harris será registrado pelos eleitores americanos. Mas ela colherá vantagens psicológicas imediatamente. Isso provavelmente incluirá um aumento de autoconfiança em sua capacidade de vencer esta eleição.

O debate terminou com Harris prometendo ser “uma presidente para todos os americanos”, enquanto Trump a atacou como “a pior vice-presidente da história do nosso país”. Foi um final adequado para dois candidatos que ofereceram visões totalmente diferentes para a nação no que pode ser seu único debate presidencial.

O vice-presidente tem uma aprovação impressionante entre os negros (84% a 13%), os eleitores de origem asiática (61% a 37%) e até os latinos (57% a 39%), que antes estavam muito divididos.

É bom lembrar, que em 2016, Hillary Clinton fez três debates com Trump. Segundo levantamentos na época, ela venceu os três.

Mesmo assim, perdeu a eleição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes