Obras da Caern em Caícó mudam de local durante Festa de Santana

Em função da festa de Santana, que ocorrerá de 20 a 31 de julho na cidade de Caicó, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) deslocou as equipes de trabalho da obra de ampliação do abastecimento da cidade para áreas mais afastadas da região central. A mudança tem o intuito de liberar o trânsito de veículos e circulação de pessoas, que aumenta muito neste período do ano.

A Caern está trabalhando no centro de Caicó a substituição de rede de água antiga ou que possuíam diâmetro inferior a cinquenta milímetros. O bairro João XXIII também está passando pelas adequações.

O sistema de abastecimento de água de Caicó está sendo ampliado para melhorar o acesso ao produto para a cidade pelos próximos 20 anos. Estão sendo investidos R$ 64 milhões na obra que vai setorizar o abastecimento, ou seja, irá dividir a distribuição de água nas quatro áreas da cidade.

De acordo com o gerente de Obras do Seridó, Nehilton Barreto, a setorização do abastecimento ajuda na melhor distribuição de água. Outras obras de abastecimento da Caern também contemplam este mesmo padrão como nas cidades de Mossoró e Assú.

Caicó terá duas alternativas de abastecimento

Caicó também ficará com duas alternativas de abastecimento. Seja pela adutora Manoel Torres que capta água no Rio Piranhas-Açu e com o fornecimento de água pelo sistema do açude Itans. Os dois sistemas poderão abastecer a cidade conjuntamente ou separados.

Na cidade, já estão prontos quatro reservatórios, sendo três elevados e um apoiado. Eles estão distribuídos nas quatro regiões da cidade justamente para permitir a melhor distribuição. Além disto, os reservatórios já existentes localizados dentro das dependências da sede da Regional Caicó estão passando por melhoramentos.

Uma nova Estação de Tratamento de Água está sendo construída e a equipe está trabalhando no posto de cloração, casa de química e laboratório. A atual Estação de Tratamento de Água, também localizada nas dependências da sede da Regional Caicó, passará por reforma.

A obra também contempla adutoras que captam água bruta e água tratada, Estação Elevatória de Água Bruta no Itans e na cidade de Jardim de Piranhas e duas Estações Elevatórias de Água Tratada.

Quando estiver pronto, o sistema terá capacidade de atender não só Caicó, assim como as cidades de São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Serra Negra. A previsão é que a obra fique esteja concluída no segundo semestre de 2017.