O Natal das Trevas

Tomara Jesus que não sejamos, mais uma vez, condenados a viver neste ano mais um Natal das Trevas. É que até agora, faltando apenas duas semanas para a maior festa da cristandade, não foi acesa uma única luz nas ruas de Mossoró. Deus queira que quando eu estiver escrevendo essas mal traçadas linhas já tenha acontecido o contrário. Natal, nossa capital, que não está imune à crise, já vive uma decoração natalina escorreita. Quer queiramos, quer não, essas coisas contribuem sobremaneira para trazer à tona e realçar o espírito natalino. Eu não sei, mas há quem diga que as despesas de 2014 sequer foram quitadas. E esse seria o motivo desse Natal das Trevas.

POSSE
Em princípio a posse do padre Flávio Augusto Forte e Melo como novo pároco da Catedral será neste dia 10 de janeiro de 2016. Ele já iniciou a fase de despedidas da paróquia de Assu, onde serviu durante os últimos anos.

HONÓRIO MEDEIROS
Depois da Feira do Livro em Mossoró, Honório Medeiros levou para Natal o lançamento do seu livro “Histórias de Cangaceiros e Coronéis” que se constituiu num grande sucesso de público. Os relatos do livro nos remetem à relação próxima do banditismo do cangaço e os donos do poder do início do século passado.

JORNAL DAS CINCO
Por onde eu passo só tenho escutado as melhores referências ao “Jornal das Cinco” (das 17 às 18 horas) pela FM-105 o que atesta o acerto desse projeto que está sendo executado por Fábio Oliveira e Tárcio Araújo. Agora mesmo a dupla conseguiu o segundo lugar no concurso instituído pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.

IPEM
O diretor do Ipem no Rio Grande do Norte, nossoconterrâneo mossoroense Cyrus Benavides, tem recebido invariavelmente a visita de empresários. Quem esteve com Cyrus foi o diretor-presidente da rede Nordestão de supermercados, acompanhado de alguns membros de sua diretoria.

DIREÇÃO
Dizem que o motorista que dirige pelas ruas de Mossoró o faz de maneira tão negligente e mal que usando um GPS para se orientar no trânsito quanto aos locais onde desejava chegar, escutou do mesmo GPS: “Depois de três metros pare o carro que eu quero descer”.

PORTA SANTA
Um pecador inveterado revela que pretende passar repetidas vezes pela Porta Santa lá na Catedral de Santa Luzia para ver se consegue se ver livre de tantos pecados. Dom Mariano Manzana deverá abrir a Porta Santa neste domingo, 13 de dezembro, dia de Santa Luzia. A partir de então ela estará à disposição de todos.

PRESENTES
Sugestão de Clauder Arcanjo, um dos editores da Editora Sarau das Letras: que todos coloquem um livro de autor mossoroense em meio aos ingredientes da cesta do Natal que vai ser doada ao pai, filho, mãe, amigos, parentes, no Natal que se aproxima. Ótima sugestão.

LUZ AMARELA
Acendeu a luz amarela chamando a atenção para a esmagadora maioria do prefeito Francisco José Júnior na Câmara Municipal de Mossoró. Há quem diga que esse muro reforçado pode ter começado a cair. Dizem aqueles que são conhecedores dos bastidores da Câmara Municipal. Aguardemos.
VOTO
O Tribunal Superior Eleitoral deu a última forma e anunciou que as eleições do ano que vem (2016) utilizarão o voto eletrônico. Fica, então, o dito pelo não dito e tudo que se disse em contrário não passou de uma tempestade num copo d’água.

ANIMAIS
Um lembrete sempre presente para os que se deparam com animais de ruas (gatos, cachorros, jumentos, cavalos, etc.) “Se não quiser afagar, não apedreje. Se não quiser alimentar, não envenene. Se não conseguir amar, não maltrate”. Essa é a nossa contribuição para vivermos em paz com o mundo animal.

VALÉRIA
Dentre os distinguidos hoje com o laurel de cidadã(ão) mossoroense, destaco a nossa companheira Valéria Bulcão que habita o solo sagrado da terra onde Santa Luzia é a padroeira desde o ano de 2000. A proposição foi de parte do vereador Flávio Tácito.

PINACOTECA
Por iniciativa de nossa conterrânea Isaura Amélia de Souza Rosado, uma exposição foi aberta ontem na Pinacoteca do Estado, em Natal. Esse evento está sendo realizado totalmente às expensas de Isaura Rosado que é uma pessoa que ama a sua terra natal, Mossoró, a sua gente e as suas artes. Ela está contando para essa iniciativa com a participação da cuidadora Dione Caldas.

FERNANDINHO
O atual presidente da Comissão Provisória do PRB no RN, João Fernandes de Medeiros (“Fernandinho” da Casa das Padarias), foi eleito presidente da Executiva Estadual do PRB no Estado. De antemão esse partido já confirma que terá 30 candidatos a prefeito na eleição do ano que vem.