O desmonte do setor petróleo

Mossoró está assistindo nestes últimos dias verdadeiro desmonte do setor petróleo com demissões em massa de empregados, aposentadorias e outros tipos de desligamentos. O melhor que vem acontecendo é a transferência de pequeno contingente para outras áreas. Mas, estes são em número bastante reduzido. O enfoque dessa crise está alcançando presentemente a produção de petróleo em terra aqui no Rio Grande do Norte. A área de Mossoró vem sendo uma das mais afetadas com possibilidades de muitas demissões ainda ocorrerem no setor. Lamentável, porque esse cenário impacta, e muito, diretamente a nossa economia.

BIG BROTHER
O que é que esse povo tem na cachola? Alguns poucos estão fazendo maior festa porque há dois potiguares integrando o elenco do Big Brother Brasil. Gente, isso é diarreia mental.

WILMA
O tratamento médico, que incluiu uma cirurgia, de dona Wilma de Faria, em São Paulo, e que durou mais de dois meses ainda assim não foi concluso e vai ter continuidade em Natal. A ex-governadora agora será submetida a um tratamento preventivo de quimioterapia, além da recomendação de repouso absoluto.

CONTORNO
Quando será que serão concluídas em definitivo as obras do Complexo Viário do Abolição? Essa é uma pergunta que todos se fazem. A reclamação mais urgente envolvendo aquela obra inconclusa é a falta de iluminação em toda a sua extensão colocando em dificuldade permanente os que transitam por ali no período noturno.

CHAPA
A chapa completa já definida para as eleições deste ano em Mossoró reuniria Rosalba Ciarlini para prefeita e Fafá Rosado para vice. Seria a união do PP de Rosalba com o PMDB de Fafá. Com essa junção, Henrique Alves daria andamento do seu projeto na tentativa de ganhar as eleições em Natal e Mossoró e com isso se capacitar a candidatura de deputado federal em 2018.

PISO
O reajuste do piso salarial dos professores será de 11,36 por cento. Ainda se discutiu uma contraproposta de pouco mais de 7 por cento, mas esta não vingou. A vigência do novo piso será a partir de agosto.

TRINTA
Padre Ricardo Rubens: “Não é o ‘Domingão do Faustão’, mas a gente ‘se vira nos trinta’ no mês de janeiro. Faculdade, Rádio, casamentos, missas e tal. O fôlego quem dá é o Espírito Santo. E ainda sobra um tempinho com os amigos”.

PÃO E ÁGUA
Um professor da Uern me dizia ontem que o atual governador Robinson Faria, depois de sufocar aquela greve dos professores que durou seis meses, decidiu tratar a nossa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte a pão e água. É um sufoco desgraçado.

SAÚDE
Uma anciã de 80 anos chamada Francisca Dantas de Oliveira sofreu um acidente doméstico e foi levada para atendimento de urgência no Hospital Regional Tarcísio Maia. Viveu o drama de 13 dias internada aguardando a dita cirurgia e depois recebeu alta hospitalar sem ser cirurgiada e lhe foi dito que ela fosse prá casa aguardar a cirurgia que sequer foi marcada a data. Esse é o cenário da saúde pública aqui em Mossoró.

JUSTIFICATIVA
Possíveis dificuldades financeiras vividas pelo Governo do Estado do RN e Prefeitura de Mossoró não justificam a deficiência no atendimento básico à saúde. Na verdade, esses dois níveis de governo estão na obrigação de melhorar e ampliar o atendimento à saúde da população mossoroense. Essa é que é a verdade (vereador Lahyre Neto).

BRUTAL
Enfim, o Supremo Tribunal Federal parece estar acordando para esta realidade: vai proibir as vaquejadas no Brasil. Já não é sem tempo. Não proibiram briga de galos? Por que não essa selvageria com os nossos bois e vacas?

MATER CHRISTI
Uma ótima avaliação situou a Faculdade de Ciências e Tecnologia “Mater Christi”, aqui de Mossoró. Os seus cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração num ranking conhecido ficaram entre os melhores, segundo o Ministério da Educação. Todos eles obtiveram conceito 4 quando a nota máxima é 5. Com essa aprovação os cursos renovaram o seu reconhecimento para 2016.

BASTA
Está na hora de dar um basta em tanta violência. Em 14 dias do ano foram12 homicídios em Mossoró. Não vamos culpar apenas a polícia por isso, pois os policiais não podem estar em vários locais ao mesmo tempo. Vamos nos desarmar. É a pedida. Nos desfazendo das armas e desarmando também os espíritos.

WILSON BEZERRA
Amanhã sairá a primeira edição da coluna “Reminiscências” que vai ser apresentada semanalmente com escrito do professor Wilson Bezerra de Moura. Vem coisa boa por aí e os leitores não perdem por esperar.

DIREITO
Por falta de advogados é que nós não vamos reclamar. Existem no Brasil registrados devidamente no Ministério da Educação nada menos de 1.200 cursos nesta área. O da Uern é um dos que recebeu o Selo de Qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil.