O capelão de São Vicente

Aquela capela erigida em louvor de São Vicente em pleno centro da cidade de Mossoró completou neste ano de 2015 os seus 100 anos do início da construção. Agora, no ano de 2019 ela fará 100 anos de inaugurada. Neste período o padre Sátiro Cavalcanti Dantas foi seu capelão pelo período de mais de 56 anos. Essa saga está sendo relatada num livro de poesias editado por Eriberto Monteiro, Glorinha Gurgel e Luiz Benicio e que será lançado no próximo dia 27 após a missa das 7 horas da manhã celebrada pelo padre Charles Lamartine e concelebrada pelo próprio padre Sátiro na capela de São Vicente. A sua renda será revertida para a construção do Centro de Evangelização “Madre Maria Cecília”.

PAULO MENEZES
Todos nós sabemos da experiência de Paulo Menezes ao lidar com as abelhas “Jandaíra”. Ele as observa de todas as formas. Ele diz que não é meteorologista, tampouco profeta. Mas, pelo que ele tem observado no comportamento das abelhas “Jandaíra” nós teremos chuvas já em janeiro próximo. Vamos aguardar para ver se as abelhas estão com a razão.

KYDELMIR
Nosso “cangaceiro” Kydelmir Dantas acaba de ser agraciado com o título de Cidadão Honorário de São João do Rio do Peixe, na Paraíba. A indicação foi do vereador Chico Cardoso e por deferência de toda a Câmara Municipal.

FOFOQUEIROS
Os fofoqueiros de plantão ficaram em vias de perder o juízo com a suspensão do Whatsap por 48 horas. Perderam a sua ocupação principal e ficaram a ver navios. Mas, respiraram aliviados quando a decisão judicial veio em cima da hora suspendendo a determinação.

ENSINAMENTOS
Fiquei pasmo ontem na internet. Surgiram as mais variadas fórmulas de burlar a decisão judicial e fazendo com que o Whatsap voltasse a funcionar. É aquele famoso “jeitinho brasileiro”. Fato é que alguns “viciados” já não sabiam como viver sem o Whatsapp.

VELHOS
Eu não me incluo em meio a estes, mas hoje em dia tem muito velho por aí que do alto dos seus 70 anos frequentam academias, fazem caminhadas, exercícios físicos, etc. Essa história de velho de bengala, pelo menos para alguns, está sendo arquivada.

RENAIS
Marcos Freitas está convidando para este domingo, dia 20, a partir das 8 horas da manhã quando a Associação dos Renais Crônicos de Mossoró irá realizar a sua tradicional programação de final de ano. O local escolhido foi o Centro de Evangelização “Mãe Rainha” no bairro dos Paredões a partir das 08 horas da manhã. Além do lauto café haverá a distribuição de brindes natalinos com os presentes.

ACADÊMICO
Na Academia de Ciências Jurídicas e Sociais aqui em Mossoró aconteceuma coisa interessante.Todosos atuaisacadêmicos escolherem um nome para ser o patronode suas cadeiras.Mas,o padre Sátiro Cavalcanti Dantas escolheu ele próprioparaser o patronoda cadeira queocupa na ACJUS.

ESVAZIADO
Aquele bonito e vistoso prédio do Colégio Estadual “Jerônimo Rosado”, que em épocas áureas já chegou a ter cinco mil alunos matriculados, segundo as notícias que me chegam, hoje em dia está totalmente esvaziado. Ele foi edificado na época do governo de Dinarte Mariz. A conferir.

MULTA
Uma advertência aos espertinhos que ocupam vagas em estacionamentos reservadas para idosos: quem ocupar essas vagas estará cometendo infração grave sujeito a ter 5 pontos anotados na Carteira de Habilitação além de pagar uma multa de 127 reais. A medida já foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

OAB
A OAB Mulher, um dos braços da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Mossoró, decidiu prorrogar até 28 de dezembro a campanha de arrecadação em favor do Abrigo de Idosos “Amantino Câmara” que consta da doação de fraldas geriátricas, materiais de limpeza e outros. A extensão da campanha se deu por motivo de haver aumentado o quantitativo de doações.

“TIDÓ”
O outrora pescador Raimundo Vieira de Melo, mais conhecido por “Tidó”, que faleceu recentemente, era tido ultimamente como um dos últimos arquivos vivos de Tibau de antigamente. Imagina-se que tenha sido Lúcia Rocha a ultima a colher depoimentos de “Tidó” sobre aquela fase áurea da cidade-praia.

ASSEMBLÉIA
Neste dia 22 de dezembro, terça-feira, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró – Sindiserpum, vai realizar uma assembléia geral com todos os servidores municipais. Em pauta: aquelas categorias que estão com salários atrasados. Vem bomba por aí.

FALECIMENTO
Faleceu em Baraúna o senhor Francisco José Bezerra. Ele estava com 92 anos de idade. Era tio do ex-prefeito baraunense José Bezerra. Seu sepultamento se deu na tarde de ontem.

PROVÉRBIO
Há um provérbio chinês que possui todos os fundamentos. Ele diz o seguinte: “O segredo da longevidade é comer a metade, andar o dobro e sorrir o triplo”. E não precisa acrescentar mais nada.