Número de acidentes de trabalho cai mais de 17% no RN

Segundo dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, o Rio Grande do Norte registrou redução no índice de acidentes no ambiente de trabalho. Em 2014, foram registrados 13,76 casos a cada mil vínculos empregatícios. A taxa caiu para 11,41 no ano de 2016, uma redução superior a 17%.

A quantidade de acidentes de trabalho registrados no Rio Grande do Norte está em queda nos últimos anos. Segundo a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, foram registradas 6.900 ocorrências em 2015. Em 2017, o número teve redução de mais de 30%, com 4.800 registros.

“O que nós temos hoje por parte dos empresários é uma visão muito mais aberta em relação ao tema, na medida que eles enxergam que um trabalhador que trabalhe em um ambiente seguro vai ser muito mais produtivo”, disse advogado Rafael Rosset.

O Gerente da área de Saúde e Segurança na Indústria do SESI do Rio Grande do Norte, Gustavo Adolfo Lima, destaca que a questão de saúde e segurança no ambiente de trabalho é fundamental para as empresas, pois possui relação direta com a produtividade das organizações.

“Hoje, a gente trabalhando dessa maneira, preocupados com a saúde e segurança do trabalhador, a gente está zelando, primeiramente, pela integridade dos nossos colaboradores, óbvio, e também colaborando para melhorar nossos índices de produtividade. Uma vez um trabalhador com saúde em um ambiente laboral adequado, ele consegue gerar mais produção”.