Nova regra para aposentadorias

O fim do Fator Previdenciário se transformou em lei. Essa foi uma vitória dos aposentados e pensionistas da Previdência. A coisa agora ficou mais real. A nova regra varia progressivamente acompanhando pari passu a expectativa de vida da população. O Fator Previdenciário que vinha vigorando na situação anterior causou muitos prejuízos para aposentados e pensionistas da Previdência Social. Essa nova regra já começou a vigorar desde a última quinta-feira, 6 de novembro.  Os segurados respiram aliviados.

PRIORIDADE
O raciocínio é evidente: o atual governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, diz, da boca pra fora, que elegeu a segurança pública como prioridade do seu período de governo. Pelo que estamos observando não dá para acreditar. Imaginemos que essa “segurança pública” não fosse a prioridade um e aí nós estaríamos metidos numa tremenda enrascada.

CASA PAROQUIAL
O padre Talvacy Chaves está que não cabe em si de tanta felicidade. Ele começou a ocupação da novíssima Casa Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, uma edificação que envolveu muito amor de toda comunidade e muita perseverança de todos os paroquianos.

ROTATÓRIA
Diante dos inúmeros acidentes já acontecidos naquela bifurcação da BR-304 com a RN-013 (também chamada de “trevo de Tibau” isso motivou a presença do vereador Jório Nogueira diante do diretor do Detran, Júlio César Soares Câmara, tratando dos índices elevados de acidentes que têm acontecidos ali.

PROVIDÊNCIAS
O diretor-geral do Detran prometeu para a próxima semana o envio de um equipe do Departamento para estudar a implantação de uma rotatória naquele local. O objetivo com essa medida é promover uma redução da velocidade dos veículos que trafegam naquela área e o disciplinamento do trânsito visando o fluxo de veículos por ali que é muito grande.

PAGAMENTO
A comunidade não deve lavar as mãos, deixar pra lá, fazer de conta que não é com ela nessa história onde o prefeito Francisco José Júnior quer antecipar receitas dos royalties do petróleo. Quem vai pagar essa conta somos todos nós, mossoroenses. Então, nós todos temos tudo a ver com isso.

CONIVÊNCIA
E a cidadania tem outro papel importantíssimo nesse contexto que é o de ver quais vereadores vão aprovar essa antecipação do dinheiro patrocinando essa verdadeira barbaridade contra a comunidade mossoroense. A Prefeitura de Mossoró já observa um rombo muito grande nas suas finanças.

ALFAIATES
Um leitor veio me indagar se eu conhecia algum alfaiate para fazer uma roupa pra ele. Eu não soube lhe informar. Terá algum deles por aqui por Mossoró? Antigamente aqui existiam exímios profissionais dessa área: “seu” Silvio da Alfaiataria Brasil na rua Antônio de Souza, centro: mestre Alcides, José Caldas, o pai de Walter na Alfaiataria Londres na rua Coronel Gurgel e outros que a memória não me ajuda a relembrar. Mas, hoje, não conheço um só deles em terras mossoroenses.

ESDRAS MARCHEZAN
Por estes dias o professor da Uern na área de jornalismo, Esdras Marchezan, encontra-se em Rosário, na Argentina, participando do Oitavo Fórum Internacional de Periodismo Digital. Esdras mostrou o seu projeto “Repórter de Rua” com ótima repercussão e considerou muito proveitoso o seu contato com os colegas argentinos.

CÂNCER
Abro um parêntese para divulgar algo que diz respeito ao interesse de todos nós. A Casa de Apoio às Crianças com Câncer está precisando urgentemente de donativos tais como: arroz, feijão, macarrão, açúcar, massa para cuscuz, leite, sal e outros. Vamos contribuir agora.

MOBILIDADE
Esse lenga-lenga dos supersalários na Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Mossoró onde tem privilegiados agentes de trânsito percebendo em torno de11 mil reais/mês chegou às mãos do Ministério Público. Daqui pra frente seja o que Deus quiser.

EMPRÉSTIMO
Ontem um cidadão mossoroense mais antenado se indagava: se o prefeito não revela o montante da dinheirama que deseja antecipar vindo dos royalties nem em que vai empregá-lo, se isso não daria matéria para o Ministério Público também? No seu entendimento o MP deveria obrigar o prefeito a revelar os valores e em que pretende empregá-los.

NATALIS
Dias 27 de novembro às 19h30 e no dia 29 de novembro às 20h30 na Catedral de Santa Luzia o grupo Diocecena, que fez grande sucesso em outras apresentações, mostrará na Catedral de Santa Luzia o espetáculo denominado “Natalis”- números de dança que evidenciará a história do nascimento de Jesus.

UNIÃO DE ARTISTAS
Bem que Judas Tadeu de Azevedo quis transformar o prédio histórico da Sociedade União de Artistas na praça Vigário Antônio Joaquim num templo maçônico. Mas, como a ideia não vingou, aquele próprio de características arquitetônicas bem definidas, encontra-se abandonado e sem serventia.

SUPERSALÁRIOS
Outra voz que se ergueu na tribuna da Câmara Municipal condenando os supersalários pagos nas entranhas da Prefeitura de Mossoró para alguns agentes de trânsito foi a do vereador Nacízio Silva. Ele disse que o desembolso desses salários pode causar grandes prejuízos ao município de Mossoró.