Notas da Redação

ISOLAMENTO

O médico e neurocientista Miguel Nicolelis, que coordena o comitê científico do Consórcio Nordeste, avalia que, enquanto você tiver leitos ocupados com taxa de 80% e ainda tiver curvas ascendentes, o isolamento social deve ser mantido.

PROCESSO

A Assembleia Legislativa do RN abriu processo contra o secretário de Planejamento, Aldemir Freire que não respondeu a seis pedidos de informação sobre a situação de Fundos autônomos (Detran e Idema), solicitados pelos deputados estaduais.

DESEMPREGO

O secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, preocupado com a devastação causada pelo Covid-19 no RN, considera que o estado não sustenta mais três meses com essas medidas de distanciamento social. O cenário de desemprego vai se tornando dramático.

FESTA

A população insiste em desrespeitar as medidas de isolamento social. Na noite da última sexta-feira, a Polícia Militar fechou uma festa clandestina na praia de Santa Rita, no litoral Norte com mais de 100 pessoas. Mesmo com a fuga, ainda conseguiu deter 50 dos participantes.

RESPIRADORES

Equipe da Anvisa chegará segunda-feira à Natal para avaliar protótipo de Respirador Artificial desenvolvido pelo Senai-CTGás, já testado e aprovado no tratamento de humanos.

SALÁRIOS

O deputado estadual da Paraíba, Walber Virgolino, ex-secretário de Justiça do RN, aponta os altos salários pagos pelo Consórcio Nordeste aos seus dirigentes. São seis representantes, onde o menor salário é de R$ 15.500 e o mais alto chega a R$ 19.500.

PESSIMISMO

Pesquisa do Orbis/Diário do Poder mostra que 49,6% de 4.032 entrevistados consideram que o governo Bolsonaro será ruim ou péssimo, até 2023, contra 30,5% que acreditam que os próximos anos serão bons ou ótimos.

EVANGÉLICOS

A nova deputada federal, que substituirá o deputado Fábio Faria, vai reforçar a bancada evangélica da Câmara dos Deputados. Em Natal, Carla Dickson é autora do projeto de lei que inclui a Marcha para Jesus no calendário oficial de eventos da capital do Rio Grande do Norte.

MORO

O ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, prepara-se para entrar na vida pública como candidato a cargo eletivo. Em seu Twitter vem opinando, diariamente, sobre fatos da vida política. Em quase todos, a crítica ao antigo aliado, Jair Bolsonaro.

DESTINO

O bispo Edir Macedo, dono da Igreja Universal do Reino de Deus, que havia negado a existência do vírus e afirmado que o coronavírus era uma estratégia da mídia, teria testado positivo. Pelas informações, Edir estaria internado no Hospital Moriah, em São Paulo.

FRAUDE

O Tribunal de Contas da União (TCU) avalia que 10% dos beneficiários da primeira parcela (ou cerca de 5,8 milhões de requisitantes) do auxílio emergencial do Governo Federal receberam o auxílio indevidamente.

ALHO

Na portaria do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro prometeu espaço na agenda do Ministério da Saúde a uma mulher que anunciava a cura da Covid-19 à base de alho cru. O número de mortos pela pandemia se aproximava dos 40 mil. Hoje, ultrapassa os 41 mil.

CENTRÃO

Apesar do DEM ocupar o maior número de ministérios e avançar no 2°escalão da máquina federal, ACM Neto, presidente nacional da legenda, disse que o Democratas não faz parte do Centrão. “Os quadros do partido que estão no governo foram escolhidos por Bolsonaro”, afirmou.

RECIDIVA

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, disse que a possibilidade de uma nova quarentena, nas cidades onde foi feita flexibilização do isolamento, pode não ter a mesma eficácia. Alguns prefeitos já perceberam isso ao tentar retornar.

RECRUDESCIMENTO

A China detectou 57 novos casos de covid-19, o maior número diário desde abril. Segundo a Comissão Nacional de Saúde, 36 desses casos foram contágios domésticos na capital, Pequim.