Notas da Redação

EMPRÉSTIMO

Finalmente, ontem, a prefeitura de Mossoró e a Caixa Econômica Federal assinaram, na tarde de ontem (02), contrato no valor de cerca de R$ 150 milhões de reais, destinado a obras de infraestrutura na cidade.

LIBERAÇÃO

A primeira parcela, correspondente a R$ 20 milhões deverá ser liberada nos próximos 15 dias. O restante será creditado de forma gradativa, de acordo com a execução das obras.

DIFICULDADES

A autorização para esse empréstimo teve que superar dificuldades na Câmara Municipal, onde alguns vereadores fecharam questão quanto ao convênio, inclusive recorrendo a justiça para que anulasse a autorização autorizada pela maioria dos vereadores.

VIOLÊNCIA

Contrariando dados do próprio governo, a Secretaria de Segurança do RN divulgou dados da violência de fevereiro de 2020. Foram registrados 13 latrocínios (roubo seguido de morte) no Estado, um aumento de 333% em comparação com o mesmo período de 2019.

HOMICÍDIOS

Outro dado que também surpreendeu foi o crescimento no número de homicídios dolosos, que aumentou de 77 para 101 em fevereiro deste ano, se comparado ao mês de fevereiro de 2019, um aumento de 31,17%.

COMISSÃO

O Projeto de Lei de Emenda Constitucional (PEC) que trata da Reforma da Previdência Social do Governo do Estado será analisada por cinco membros. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

CHUVAS

O volume de chuvas registrado em Mossoró no último sábado, 176,4 milímetros, é o maior dos últimos 56 anos. As chuvas pelo interior devem continuar no decorrer dos próximos meses devido atuação da Zona de Convergência Intertropical atuando sobre a região.

ARBOVIROSES

Os postos de atendimento médicos locais estão sobrecarregados com pacientes apresentando quadros típicos de viroses. Em Natal, a situação é mais grave, com as notificações dos casos de arboviroses, com crescimento de 183,6 % quando comparados ao mesmo período de 2019.

OMISSÃO

Os bispos do Rio Grande do Norte, Natal, Dom Jaime Viera, Mossoró, Dom Mariano Manzana e Caicó, Dom Antônio Carlos, continuam silentes em relação à reforma da Previdência encaminhada à Assembleia Legislativa pela governadora Fátima Bezerra. É um silêncio comprometedor.

CHUVAS

A Empresa de Pesquisa Agropecuário do RN, Emparn, prevê boas chuvas no estado, cerca de 480 milímetros, até o mês de maio. Os reservatórios continuam acumulando água e em algumas cidades, como em Acari, onde a situação estava se tornando crítica, houve alívio imediato para o problema.

REIVINDICAÇÃO

Criticar o Hospital Regional Tarcísio Maia pela falta de condições em atender aos pacientes de Mossoró e da região é chover no molhado. É preciso reivindicar, pressionar mesmo, o governo do estado e/ou prefeitura de Mossoró, para a construção de outro Hospital para a cidade, preferencialmente no Santo Antônio ou no São Manoel.

CAPACIDADE

É importante compreender que o Tarcísio Maia foi inaugurado há mais de 30 anos. Nesse período, houve não somente aumento da população, como sobrevida maior dos idosos e facilidade de transferência de pacientes de outros municípios para Mossoró.

GOLPE

Mesmo com o clima de intranquilidade política no país, a maioria está consciente que não existe ambiente para golpe de estado pelo presidente Jair Bolsonaro, como também seus opositores não conseguirão aprovar seu impeachment na presidência