Notas da Redação

CIDADANIA 

Ontem, o ex-presidente Lula foi agraciado com o título de Cidadão de Honra da cidade de Paris, por sua luta pelos direitos humanos, a justiça social e a proteção do meio ambiente, que são “valores guardados pela cidade de Paris e que colocaram o político em perigo pelo seu engajamento”. Antes, Nelson Mandela havia sido agraciado com esse mesmo título. 

RECUPERAÇÃO 

O senador Styvenson Valentim, que chegou a ser hospitalizado em hospital particular em Brasília, para tratamento de uma pneumonia, recebeu alta e retomou suas atividades políticas. Ontem mesmo esteve no Senado participando da agenda política da Casa. 

ESCOLA 

A prefeita Rosalba Ciarlini comunicou que Mossoró vai aderir ao projeto da escola-cívico-militar. O pedido será para instalação dessa escola no Celina Guimarães, Raimunda Nogueira do Couto, no bairro Santo Antônio, e no Heloísa Leão, no Bom Jesus. A prefeita Rosalba age corretamente.  

VOTAÇÃO 

Embora os deputados governistas tentem justificar o voto contra os servidores estaduais não conseguem evitar o desgaste por conta dessa posição. Afinal de contas, durante muitos anos o discurso sempre foi em defesa do servidor e não a de carrasco dos servidores. 

CAMILO 

O governo do Ceará foi o único do Nordeste a aderir ao projeto de militarização das escolas de educação básica, proposto por Bolsonaro. Ao todo, foram 16 estados que aderiram ao projeto. O governador, que é do PT, afirma que a educação no país não pode ser politizada. 

DISCURSO 

Incrível como a oposição à prefeita Rosalba não consegue elaborar um discurso positivo para levar fortalecer a posição de um candidato. Há cerca de 70 anos que tudo se baseia em votar contra um Rosado. Mas, hoje, há representantes da família na oposição e no governo. Então???? 

CUNHAÚ 

governadora Fátima Bezerra participou das cerimônias religiosas que celebraram o dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú, feriado estadual instituído pela ex-governadora Wilma de Faria. Foi ao Santuário e participou de uma das missas celebradas no local. 

INCÊNDIO 

Depois da Serra do Lima, em Patú, os incêndios continuam preocupando às autoridades norte-rio-grandenses. Agora foi a vez da Chapada do Apodi, no RN, com o incêndio alastrando-se rapidamente para o Ceará.  

REFORMA 

O presidente Jair Bolsonaro está sendo aconselhado a promover reforma em seu ministério. Os resultados das últimas pesquisas mostram crescimento da impopularidade do seu governo e os assessores políticos acreditam que essa reforma possa melhorar sua imagem. Tudo para 2020. 

CRÍTICA 

O STF está sendo criticado por não agilizar a decisão sobre medidas que poderão anular algumas sentenças da Lava Jato. Justificar a demora por conta da falta de dois ministros não é justificável. O presidente Dias Toffoli deveria marcar a sessão plenária e convencer os ministros a participarem da votação.