Notas da Redação

CRISE
Fiern
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, FIERN, foi obrigada a demitir cerca de 60 funcionários e reduzir os salários de outros tantos. A Reforma Trabalhista acabou com a obrigatoriedade da contribuição sindical. Com isso, faltou dinheiro para as despesas.

HERMANO
O deputado estadual Hermano Morais pediu e o Tribunal Regional Eleitoral do RN autorizou seu pedido de desfiliação do MDB. Com isso, o partido perde um dos seus mais tradicionais filiados, que ainda não anunciou a legenda que receberá sua filiação.

AUTORIZAÇÃO
O Tribunal Regional Eleitoral autorizou também a desfiliação do deputado estadual coro0nel Luiz Azevedo a se desfiliar do Partido Social Liberal (PSL), sem que seja considerado infiel nem a perda do mandato de deputado estadual.

LIBERAÇÃO
O governo Bolsonaro chega ao Rio Grande do Norte. Na próxima semana, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta vem a Natal assinar portaria que autoriza liberação de recursos para o SUS, destinados à qualificação e ampliação da assistência à população popular.

RESPONSABILIDADES
Sobre o fechamento do Hospital de Canguaretama a governadora Fátima Bezerra quer dividir as responsabilidades. “A busca de soluções para resolver esse problema deve ser de forma coletiva, compartilhada.” Mas, informou do projeto de abrir policlínicas regionais, uma delas em Canguaretama.

MÉDICOS
Depois da precipitação e dos prejuízos em relação ao programa Mais Médicos, o governo Bolsonaro anuncia o novo programa, Mais Médicos pelo Brasil, com 18 mil vagas e salários que poderão chegar aos R$ 31 mil no primeiro ano, conforme o município a ser escolhido.

TOFFOLI
Novos trechos divulgados pelo site Intercept Brasil revelam que Deltan Dallagnol incentivou colegas de Brasília e Curitiba a investigar o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal. Finanças pessoas de Toffoli e de sua esposa foram analisadas.

DESVIO
O presidente Jair Bolsonaro recebe críticas até mesmo de correligionários mais apaixonados. Eles reclamam que o presidente está perdendo tempo com uma pauta política que não traz benefícios para a população e esquece temas importantes, como a reforma da Previdência.

COMISSÃO
Citam a Comissão da Verdade, transformada em fato político. A filha do ex-deputado Rubens Paiva, assassinado durante o regime militar, lembra que na inauguração do busto do seu pai, na Câmara dos Deputados, Bolsonaro cruzou o espação com assessores e vaiou o bronze.

ABUSO
Entre as últimas revelações em torno do procurador Delton Dallagnol está sua decisão, mesmo sem competência, para investigar dois ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, incluindo na operação as esposas dos dois magistrados.