Notas da Redação

FREI DAMIÃO

Frei damião

Lembram do velhinho, simpático, ultra- conservador, frade capuchinho, que visitou Mossoró por diversas vezes? Pois bem, o Papa Francisco concedeu ao Frei Damião de Bozzano, que nasceu na Itália e morreu no Recife, o título de venerável. O próximo passo será a beatificação.

REAÇÃO

O senador capitão Styvenson foi apontado pela revista veja como lobista do sogro, dono da Facex, universidade particular, por apresentar projeto de lei permitindo o saque o FGTS para pagamento de curso superior. Para surpresa de muitos, foram muitas as mensagens de apoio ao projeto, sobretudo pelos que não podem pagar faculdade particular.

RECEPÇÃO

Em anos anteriores, a bancada federal se reunião para recepcionar prefeitos e vereadores que compareciam, em Brasília, à marcha dos prefeitos. Este ano, alguns parlamentares preferiram não aparecer e a recepção deixou de existir. É a nova política.

PRAZO

Ontem, o mundo político criticou ou aplaudiu os 100 primeiros dias de seus governantes. A verdade é que os dois lados apresentam argumentos aceitáveis. Para a oposição a condenação é mais fácil, mas com habilidade, os governantes apresentam dados positivos.

UPA`s

O atendimento médico nas Unidades de Pronto Atendimento, UPAs, em Mossoró, é um serviço que merece aplauso da população. São milhares de atendimentos diários, não apenas dos que não podem pagar consultas, mas, também, dos que pagam planos de saúde, mas julgam melhor o atendimento nas UPAs

ÁLVARO

O prefeito de Natal, Álvaro Dias iniciou a campanha para disputar o governo do Estado. É o sonho maior de qualquer político. É o natural.  Pouco importa a perspectiva de fracasso, e4m um Estado falido. Aconteceu com os ex-governadores e, Fátima Bezerra, atual gestora.

SAL

A indústria salineira sente falta da atuação parlamentar da ex-deputada Sandra Rosado na defesa dos interesses da atividade responsável pelo maior segmento econômico de Mossoró. Sandra, mesmo como vereadora, tem provado sua atuação na defesa do segmento.

RECEPTIVIDADE

Os vereadores de Mossoró que acompanharam a marcha dos prefeitos, em Brasília, constataram o prestígio que a vereadora Sandra Rosado desfruta em Brasília. Sempre que citada, Sandra recebia homenagens explícitas dos parlamentares.

RADARES

Contrariando decisão do presidente Bolsonaro, Diana Wanderley, juíza federal de Brasília, proibiu a retirada de radares das rodovias e impôs a renovação, em caráter de emergência, a renovação de contratos com concessionárias que fornecem os medidores de velocidade.

PERSEGUIÇÃO

Em Brasília o governo Bolsonaro anuncia a “despetização” do governo federal, mas no Rio Grande do Norte, o deputado Coronel Azevedo (PSL) afirma não aceitar que a governadora Fátima Bezerra faça perseguição política e ideológica a nenhum servidor.

VACINAÇÃO

Começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em todo país, com previsão de encerramento no dia 31 de maio, Em Mossoró, a Secretaria de Saúde pretende vacinar mais de 82 mil pessoas. No Estado, a previsão é de atendimento a 1 milhão de pessoas.

ROMPIMENTO

A divisão política chegou de verdade na família Alves. Na luta pelo poder, o deputado Walter Alves declarou que tanto ele como seu pai, ex-senador Garibaldi Alves, deixarão o MDB se o ex-deputado Henrique Alves voltar a dirigir o partido no Rio Grande do Norte.

REALIDADE

Aos poucos, o presidente Jair Bolsonaro vai retomando o sistema tradicional de fazer política. Constatou que dificilmente conseguirá aprovar algum projeto sem o entendimento prévio com os parlamentares. Hoje, na agenda oficial, consta somente audiências com a classe política.

CASSAÇÃO

A senadora Selma Arruda (PSL-MT), apelidada de “Moro de saias”, foi cassada ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do MT, por conta de prática de caixa 2 em sua campanha política, de 2018, além de abuso de poder econômico.