Notas da Redação

PAGAMENTO

A negociação da folha de pagamento dos servidores estaduais com os bancos, particulares ou oficiais, repete-se a cada ano. O Governo busca o banco que ofereça as melhores taxas. A governadora e o secretário de Planejamento cumpriram parte dessa tarefa, conversando com dirigentes do Banco do Brasil.

 

HEMODIÁLISE

O governo conseguiu os R$ 4.730.526,85 e pagou as clínicas de hemodiálise do RN que estavam a quatro meses sem recebimento dos serviços prestados. Caso isso não ocorresse, o atendimento seria paralisado colocando em risco centenas de usuários do SUS.

 

PLANO

Em Brasília, a governadora Fátima Bezerra entregou ao secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gobbardo dos Reis, o plano com as ações e os recursos necessários para equacionar situações mais críticas e evitar o colapso na prestação de serviços no setor.

 

PREOCUPAÇÃO

Setores do governo estão preocupados com a insistência do presidente Jair Bolsonaro em brigar com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia. A briga é ruim para ambos, mas Bolsonaro tem mais a perder; Maia pode atrapalhar o andamento da reforma da Previdência.

 

INCÔMODO

Os filhos de Bolsonaro estão descontentes com o desempenho do vice-presidente Hamilton Mourão que acaba de receber expressiva homenagem da Fiesp. Condenando o excesso dos radicais, o general afirmou que “não se combate o comunismo com comunismo ao contrário”.

 

OAB

Circula no Congresso Nacional a especulação em torno de um projeto de lei para eliminar a contribuição anual obrigatória dos advogados. Na justificativa o fato de haver desaparecido o imposto sindical. A Ordem se prepara para reagir imediatamente.

 

IGUALDADE

Foi constatado que, no Rio Grande do Norte, os homens ganham, em média, 44,9% a mais que as mulheres. A situação existe em todos os estados. As diferenças mais significativas foram, depois do RN, registradas no Maranhão (33,3%), Sergipe (29,99%) e Bahia (29,37).

 

BRINCADEIRA

Em Brasília, o presidente de Câmara, deputado Rodrigo Maia, afirma que Jair Bolsonaro está brincando de governar o país. No Rio Grande do Norte não cabe essa comparação, mas os eleitores de Fátima Bezerra começam a se impacientar com a falta do anúncio de metas da atual administração estadual.

 

TEATRO

No domingo, 24 de março, o Teatro Alberto Maranhão completou 115 anos de sua inauguração, chamado inicialmente de Teatro Carlos Gomes pelo governador Alberto Maranhão. Não houve comemoração, pois, há quase quatro anos, a casa de espetáculos está fechada.

 

SEMENTES

Nos governos Garibaldi Filho e Wilma de Faria os agricultores contavam com um Banco de Sementes que garantia a distribuição do insumo à maioria dos homens do campo. Por algum motivo, hoje voltam a depender da boa vontade de cada governo para a entrega das sementes.