Notas da Redação

ASSEMBLEIA
Na próxima sexta-feira (01/02) será eleito o presidente da Assembleia Legislativa para o período 2019-2021. O atual presidente, Ezequiel Ferreira de Souza deverá ser candidato único, sendo reeleito para o cargo. Trabalha na composição da mesa dentro de uma composição harmônica entre os partidos

DIFICULDADES
O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, explicou que estados que decretaram situação de calamidade financeira, como GO, MT, RN e RR, não receberão ajuda financeira do Tesouro, mas auxílio técnico para traçar programas de ajuste fiscal e de melhorias de gestão.

PESSOAL
Mansueto Almeida afirma que os estados pedem ajuda, mas “o grande problema dos estados não é a dívida, mas pessoal. O Rio Grande do Norte nem tem dívida para renegociar e, portanto, não tem como aderir ao RRF. O problema é cortar despesa com pessoal”, afirmou.

BARRAGENS
O episódio de Brumadinho (MG), uma repetição da Barragem de Mariana, no mesmo Estado, deixa o país em alerta. Levantamento da Agencia Nacional de Águas (ANA), de novembro de 2018, indica que 45 barragens têm sério risco de rompimento, cinco (5) delas situadas no RN.

ROMPIMENTO
De acordo com o relatório da Agência Nacional de Águas, os reservatórios potiguares que mais preocupam são os de Barbosa de Baixo (Caicó), Riacho do Meio (Equador), Passagem das Traíras (Jardim do Seridó), Marechal Dutra (Acari) e Calabouço (Passa e Fica).

CAUSAS
O risco de rompimento, segundo o relatório, está relacionado com riscos por causas variadas, desde negligência ao desrespeito a padrões de segurança, com o excessivo prolongamento da vida útil das estruturas. Há ainda necessidade de recuperação dos reservatórios de Carnaúbas e Boqueirão.

DISCURSO
Quem ouviu as últimas declarações do ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, e do próprio presidente Bolsonaro, pode observar uma mudança no discurso quando se trata de política ambiental. Tudo por contra do acidente em Brumadinho.

ELEIÇÕES
O municípios de Santa Cruz realizará eleição suplementar no próximo domingo, dia 3 de fevereiro. Ivanildo Ferreira (PSB) recebe o apoio do deputado Tomba Faria, enfrentando Péricles Rocha que tem o apoio do deputado João Maia (PR) e senador Jean-Paul (PT).

ELEIÇÕES II
Nova eleição também ocorrerá em Passa e Fica. Celú Lisboa (PSB) enfrenta a professora Cybelly Fonseca (PSDB). Celú tem o apoio do ex-prefeito Pepeu Lisboa, há 20 anos no poder. Apoiando Cibelly estão o deputado Ezequiel Ferreira, senador Jean-Paul e deputado João Maia.

CARNAVAL
A prefeitura de Mossoró anunciou que não haverá carnaval com recursos públicos em 2019. A prefeita Rosalba Ciarlini ressaltou que se faz necessário a contenção de gastos no sentido de manter em dia o pagamento do servidor, além de investir em programas importantes para o município.