Notas da Redação

ATRASADOS
Os servidores públicos esperavam que a governadora Fátima Bezerra apresentasse alguma perspectiva de pagamento dos salários atrasados, desde o governo anterior. Mas, o secretário de Planejamento declarou não haver definições para o pagamento do passivo do ano passado.

DECEPÇÃO
Os sindicalistas não escondem a decepção com a governadora Fátima Bezerra, sobretudo pela ausência de informações sobre o pagamento dos salários. Pelo visto, não darão trégua à companheira, enquanto não houver medidas concretas que sinalizem o pagamento dos salários atrasados.

FÓRUM
A secretária estadual de Administração, Virgínia Ferreira, por outro lado, adiantou que a questão será discutida com o Fórum dos Servidores Públicos. Adiantou que poderá haver redução do expediente em alguns setores, além de corte de despesas de energia e telefonia.

MESMICE
É fácil entender que o governo Fátima Bezerra não apresentará novidades em relação às medidas administrativas que pretende adotar. Tudo que vem sendo anunciado, até agora, é igual ao que foi tentado nas administrações anteriores. Não existe milagre administrativo.

DECRETOS
O Diário Oficial do Estado de hoje, quinta-feira(3) circula com a publicação de seis decretos que dizem respeito ao Plano Estadual de Recuperação Fiscal, entre ele o que decreta calamidade pública nas finanças e outro determinando revisão das despesas públicas do Estado.

SEGURANÇA
No final do governo Temer, foram autorizados recursos para a Segurança Pública do RN no valor de R$ 80 milhões. Como não houve tempo para serem aplicados no governo anterior, caberá à governadora Fátima administrar os recursos, que serão aplicados na compra de equipamentos.

SENADOR
A partir de hoje o Rio Grande do Norte tem um novo senador, Jean Paul Prates, suplente de Fátima Bezerra que renunciou ao cargo para assumir o governo do estado. Em fevereiro chegarão dois novos senadores, Capitão Styvenson e Zenaide Maia. Renovação do quadro de senadores em 100%.

ASSEMBLEIA
Depois do governador Geraldo Melo, que assumiu em janeiro de 1987, nenhum governador eleito subiu ao Poder sem maioria na Assembleia Legislativa. Fátima Bezerra repete Geraldo, e conta com apenas oito deputados estaduais, sem perspectivas de adesões imediatas.
DESPETIZAÇÃO
O ministro-chefe da Casa Civil demitiu cerca de 320 funcionários ocupantes de cargos comissionados, todos nomeados durante os governos de Lula e Dilma Rousseff. Explicou que “para não sair caçando bruxas, a gente exonera e depois conversa. Nós vamos despetizar o Brasil”.

PIORA
Pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra que 49% dos entrevistados consideram que o atendimento médico no país irá piorar após a saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos. O Datafolha ouviu 2077 pessoas, em 130 municípios.