Notas da Redação

EXPECTATIVAS

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, participa na cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, em São Paulo, da formatura de sargentos da Aeronáutica na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR)
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, participa na cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, em São Paulo, da formatura de sargentos da Aeronáutica na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR)

Faltam apenas 30 dias para que os brasileiros tenham um novo presidente, Jair Bolsonaro, e o Rio Grande do Norte um novo governador, Fátima Bezerra. Passadas as eleições com suas devidas comemorações, as dúvidas começam a aflorar sobre o que os dois poderão atender aos anseios que lhes garantiram as vitórias.

SALÁRIOS
Em relação ao pagamento dos salários dos servidores públicos do RN, o Governo adiantou que não haverá recursos para pagar o 13º salário de 2018 nem a folha de pagamento, com previsão de pagamento para janeiro de 2019. Dificuldade a ser resolvida por Fátima Bezerra.
MOSSORÓ
Enquanto isso, a Prefeitura de Mossoró cumpre o programa de pagamento, Quitou em 30 de novembro, os salários dos servidores municipais comissionados e efetivos. Os adicionais ao salário serão pagos na próxima semana.

DECISÕES
Não é preciso citar Maquiavel para saber o momento de tomar decisões difíceis. A governadora eleita, Fátima Bezerra, continua afirmando que não concorda com o aumento da alíquota da previdência de 12% para 14%, ao contrário do que afirma a equipe econômica da transição.

CONTRADIÇÃO
Claro, Fátima Bezerra pode afirmar que, mesmo como deputada federa e senadora nunca tinha tido conhecimento da real situação de gravidade das finanças do RN. Afinal, sempre foi oposição. Entretanto, agora, ou contraria seu discurso histórico ou poderá levar o Estado à bancarrota.

MINISTÉRIOS
Bolsonaro, presidente eleito, tem se mostrado mais prático. Afirma pela manhã e desmente à noite. Queria resumir o Estado a apenas 15 ministérios. Já passou dos vinte e poderá chegar um pouco mais além. Não é como eu queria, justifica.

AUTONOMIA
E, em relação à UERN? Fátima não se pronunciou sobre o assunto, autonomia. Rosalba, como governadora, não conseguiu atender a essa reivindicação. No caso de Fátima não promover essa autonomia, como ficarão os sindicatos de classe, protestarão ou ficarão em silêncio?

AJUDA
O governador Robinson Faria, no sufoco, apelou ao presidente Michel Temer, pedindo ajuda de R$ 194,15 milhões para ajuda no pagamento ao funcionalismo público. Certamente, esse pedido não será atendido. Resta esperar que Fátima Bezerra tenha mais sorte com Bolsonaro.

AGENDA
O presidente eleito Jair Bolsonaro entendeu que não poderá continuar montando seu governo sem dialogar com os políticos. Agendou para a semana que se inicia encontros com Rodrigo Maia, presidentes da Câmara dos Deputados e Eunício Oliveira, presidente do Senado.

FÁBIO

O vice-governador Fábio Dantas comemora as determinações que enviou à Assembleia, quando governador substituto. O Banco Mundial apresentou diagnóstico fiscal do RN e solução dos problemas com as mesmas medidas apresentados por Fábio à Assembleia, e que foram retirados de pauta pelo próprio Robinson Faria.