Notas da Redação

DECISÃO

25692282760_aaa944da09_k

Caso não haja modificação no resultado das pesquisas até ontem divulgadas, a senadora Fátima Bezerra será eleita, amanhã, governadora do Rio Grande do Norte. Depois de Wilma de Faria e Rosalba Ciarlini, será a terceira mulher a governar o Estado.

ACERTO

Rosalba Ciarlini ocupava o cargo de senadora da República quando eleita governadora, tendo que renunciar a quatro anos de mandato no Senado. Enfrentou as grandes dificuldades administrativas, sobretudo o pagamento, em dia, dos servidores estaduais.

FÁTIMA

A senadora Fátima poderá ser a primeira governadora de origem popular no Rio Grande do Norte. A exemplo de Rosalba, sendo eleita, renunciará a quatro anos de mandato no Senado e administrará situações ainda mais graves que as vividas por Rosalba Ciarlini e Robinson Faria.

IBOPE

Segundo a pesquisa Ibope/InterTv, Fátima Bezerra está com 55% das intenções de votos e Carlos Eduardo com 45%. É possível que esse resultado seja modificado em apenas dois dias, mas é pouco provável que isso venha a acontecer.

CONSULT

Os dados apresentados pela pesquisa Consult apresentam Fátima com 52,7% e Carlos Eduardo com 47,3%, diferença de cinco pontos. A pesquisa foi aplicada cinco dias antes do Ibope. Mesmo admitindo metodologias diferentes é possível identificar o crescimento de Fátima.

DODGE

Raquel Dodge, procuradora-geral da República, entrou no Supremo COM Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental —, com pedido de limitar, para impedir que as universidades públicas e privadas sejam alvos da ação da Justiça Eleitoral e de forças policiais sob o pretexto de cumprimento da Lei Eleitoral.

PRESIDENTE

Quanto ao deputado Jair Bolsonaro, não há mais o que especular. Será eleito amanhã, de forma consagradora, presidente do Brasil. Bolsonaro já anunciou o nome de futuros ministros e se entende com o presidente Michel Temer programas a cumprir até o final de 2018.

ELITE

Para se eleito presidente da República, Lula teve de assumir compromissos com a elite empresarial brasileira. Nas eleições deste ano, essa mesma elite assumiu de forma aberta a candidatura de Bolsonaro. Os empresários falam em “defesa firme e obstinada da democracia”.

CELERIDADE

A polícia federal agiu com rapidez e rapidamente identificou o autor do internauta que tentou o anonimato para agredir a presidente do STF, Rosa Weber, chamando-a de “salafrária, corruta e incompetente”. O responsável era coronel da reserva do Exército Antônio Carlos Correia.

UNIVERSIDADES

Inaceitável a atitude de alguns Tribunais Regionais Eleitorais em invadir Universidades Federais para fiscalizar e coibir possível propaganda eleitoral. As operações foram criticadas pela OAB, ministros do STF, do próprio TSE, da PGR. Mesmo no regime militar havia mais respeito às Universidades.