Notas da Redação

DEBATES

O eleitor tem direito de lamentar o nível a que foram levados os debates entre os candidatos aos governos dos Estados no segundo turno das eleições 2018. Nada de ideias, mas somente agressões pessoais de lado a lado. Mesmo que um não deseje esse critério é levado a assumi-lo para se defender das acusações.

DÓRIA

Em São Paulo, a tom foi puxado pelo candidato Dória, deixando Márcio França de mãos atadas, sem condições de redirecionar o do debate. O maior e mais rico estado da federação não pode acompanhar as metas dos candidatos que partiram para as acusações de lado a lado.

BOLSONARO

O candidato a presidente, Jair Messias Bolsonaro decidiu que não participará de debates com o adversário Fernando Haddad. Praticamente eleito para substituir Michel Temer, a presença em um possível debate poderia desgastar sua imagem e desviá-lo do caminho do Planalto.

INDIFERENÇA

Segundo revelam as pesquisas, o eleitor de Bolsonaro não está preocupado com a participação do seu candidato em debate com o opositor Haddad. A definição do seu voto é tido como certo e um debate às vésperas da eleição não modificará a disposição de votar no Capitão.

IDEOLOGIAS

O final da campanha de 2018 revela outro fato significativo. A divisão entre esquerda e direita deixou de existir na hora do voto. O deputo Vivaldo Costa é um desses exemplos Conhecido por suas posições de extrema direito, por questões regionais, apoia Haddad e Fátima Bezerra;

DIVISÃO

O PSDB liberou todos os filiados do partido para a escolha do presidente da República. Está dividido também no Rio Grande do Norte, com suas lideranças divididas entre os apoios a Carlos Eduardo e a Fátima Bezerra. Os deputados estaduais do partido estão divididos nesse apoio.

CRESCIMENTO

Na reta final da campanha é visível o crescimento de Carlos Eduardo entre os eleitores. Os apoiadores de Fátima alertam para o quadro e pedem mais empenho na campanha. Lembram que faltam poucos dias para o término e, na última pesquisa, a diferente entre os dois foi dm apenas 6 pontos percentuais.

JUSTIÇA

Na reta final do processo eleitoral, surge a denúncia de que Jair Bolsonaro está recebendo financiamento de empresários, o que é determinantemente proibido pela Legislação Eleitora. Em troca, um juiz eleitoral denuncia o mesmo fato em relação a Haddad, em sua campanha de 2012.

COMÍCIOS

O final de semana será de mobilizações políticas em Mossoró. Hoje, Fátima Bezerra participará de carreata promovida por seus apoiadores. Amanhã será a vez dos apoiadores de Jair Bolsonaro fazer o mesmo. O mossoroense sempre gostou de política e participará dos eventos.

BARBALHO

Helder Barbalho é uma das exceções na manutenção da tradição política em seu estado, o Pará. Com 58% das intenções de votos mostradas ontem, pelo Ibope, deverá derrotar o adversário Márcio Miranda, que está com 39%. Helder é filho do senador Jáder Barbalho.