Notas da Redação

TRAULITADA

O Tribunal Superior Eleitoral convocou sessão extraordinária para amanhã (31). A finalidade é decidir sobre a participação do ex-presidente Lula no horário político com início no próximo domingo. No pensamento de alguns ministros, Lula poderá ser afastado em definitivo da campanha.

CANDIDATURA

Na reunião de amanhã, algum dos ministros do TSE deverá sugerir que se antecipe a análise da viabilidade de Lula, estando preso, poder ser candidato a presidente da República, decisão anteriormente prevista para o dia 17 de setembro. Tudo em relação a Lula é visto com mais celeridade.

EFEITO

Ficaram conhecidos no Brasil votos de protesto e/ou fatores eleitorais. Entre os primeiros estão o voto Cacareco, um rinoceronte em SP, e o macaco Tião no RJ. Como efeitos, Enéas Carneiro, Clodovil, Enéas e Tiririca. Este ano, surgem Bolsonaro e, no RN, o Capitão Styvenson.

STYVENSON

Apesar de estar se constituindo em fenômeno eleitoral, conforme resultado de pesquisas divulgadas, há boatos de que, ainda hoje, a Rede Sustentabilidade, partido ao qual está filiado, poderá cassar sua candidatura. O diretório do partido deverá reunir-se hoje à tarde com essa finalidade.

PPS

Por conta das dificuldades enfrentadas pelos candidatos na atual campanha política, muitos estão desistindo, como é o caso da advogada Laura Helena, do PPS. Filha do ex-deputado Wober Júnior, Laura diz que renuncia à candidatura, mas não deixa a política.

JUSTIÇA

O presidente Michel Temer recebeu a visita dos ministros do STF Luiz Fux e Dias Toffoli. Na saída, ficou acertado a inclusão no Orçamento da União o aumento de 16,7% pleiteado pela Justiça. A matéria será aprovada com tranquilidade no Congresso onde ninguém deseja afrontar o judiciário.

SENADO

Nas eleições de 2018, 352 candidatos concorrem ao cargo de senador em todo o Brasil, número maior que o de todas as eleições, segundo dados do TSE. Dos 352 candidatos, quase metade (48,3%) têm entre 50 e 64 anos e apenas um tem mais de 90 anos.

SOM

Com os rigores da lei eleitoral, os proprietários de carro de som estão lamentando a falta de contrato com os candidatos a cargos eletivos. Além da proibição a grande dificuldade em conseguir recursos para tocar a campanha tem contribuído para que isso aconteça.

PARALISAÇÃO

Servidores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel paralisam hoje suas atividades com o objetivo de reivindicar ao governo do estado a conclusão do 13º salário de 2017 e também contra os atrasos de salários que, de acordo com a categoria, acontecem desde janeiro de 2016.

GIRÃO

O general Eliéser Girão, que foi secretário da Segurança em Mossoró é candidato a deputado federal pelo Rio Grande do Norte. Transferiu residência para Natal e tem sido presença de destaque n campanha do deputado Jair Bolsonaro para presidente da República.

.