Notas da Redação

ASSEMBLEIA

Foto Assembleia Legislativa
Foto Assembleia Legislativa

Há uma realidade nova nas articulações políticas visando as eleições de 2018. Nem os três senadores nem os oito deputados federais estão ocupando esse espaço. O eixo foi transferido para a Assembleia Legislativa e os deputados estaduais é que estão dando as cartas, tanto sobre candidaturas quanto sobre as coligações partidárias.

ARTICUILAÇÕES
Não se escuta mais falar em viagens de lideranças políticas até Brasília para consulta às lideranças sobre suas posições e opiniões sobre esse processo. As viagens estão mais curtas e os entendimentos estão sendo realizados na Assembleia, com seu presidente, deputado Ezequiel Ferreira, exercendo papel preponderante.

AUSÊNCIA
No PMDB, é visível a dificuldades existente com a ausência do ex-deputado Henrique Alves à frente das articulações. Seus substitutos não têm demonstrado paciência, aptidão nem o jogo de cintura tão necessário na montagem desse processo. O mesmo parece acontecer com os seguidores de José Agripino e Fátima Bezerra.

PESQUISAS
As pesquisas continuam sendo aplicadas, mas seus resultados são mantidos em sigilo, sendo utilizadas somente para conhecimento interno dos partidos. Sabe-se que a senadora Fátima Bezerra permanece liderando as intenções de votos, mas seu percentual está congelado em patamar que não sobe, desde o inicio desses levantamentos.

COLIGAÇÃO
O senador Garibaldi Alves encerrou as especulações em torno de sua aliança com o senador José Agripino nas eleições de 2018. Agripino e Garibaldi repetirão a dobradinha e marcharão unidos na busca de votos por suas reeleições. Quem sonhava em deslocar Agripino para coligar com Garibaldi pode tirar o cavalo da chuva.

DESISTÊNCIA
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, não recebe o apoio incondicional a sua possível candidatura ao governo do Estado. Da mesma forma que nunca confirmou sua candidatura, Carlos poderá silenciar em torno de boatos que admitem seu apoio à candidatura do vice-governador Fábio Dantas, caso consiga viabilizar sua candidatura.

ESPECULAÇÕES
Não há dúvida que o governador Robinson e o vice, Fábio Dantas estão politicamente rompidos. Mesmo assim, há quem imagine que a crise pode ser superada, com Robinson sendo candidato ao Senado, apoiando a candidatura de Fábio ao governo. Para isso Robinson renunciaria em abril, Fábio assumiria o governo e seria candidato à reeleição.

MENSAGEM
Será hoje, quarta-feira (28), às 16horas, a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Mossoró. Na ocasião, a Prefeita Rosalba Ciarlini apresentará sua mensagem anual, destacando as ações e projetos administrativos de 2017 e anunciando o planejamento da gestão para 2018.

VERBA
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, ontem, terça-feira (27) o deputado Nelter Queiroz afirmou que os recursos para manutenção dos gabinetes dos vereadores são necessários ao trabalho parlamentar, e “seria incoerência muito grande o TCE extinguir a verba dos vereadores e deixar mantida a dos deputados.

FRENTE
O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira, recebeu ontem, terça-feira (27), representantes das micro e pequenas empresas e lojistas do RN, para tratar da instalação da Frente parlamentar de Defesa do Comércio, Turismo, Serviços e Empreendedorismo. A iniciativa do espaço é do deputado Hermano Morais.