Notas da Redação

ROMPIMENTO
Esta coluna já havia sinalizado para mudanças poderiam ocorrer no âmbito da política estadual. Disse do mal estar existente entre o governador Robinson Faria e o vice-governador Fábio Dantas, inclusive adiantando a possibilidade do rompimento político entre os dois, que está prestes a ocorrer.

ENTENDIMENTO

Fábio Dantas

Ontem, terça-feira (20), o vice-governador Fábio Dantas viajou a Brasília para manter contatos com algumas lideranças, para seu futuro político nas eleições de 2018. Fábio fale em duas opções principais de filiação partidária, PSB ou PSDB, embora a escolha possa recair em outra legenda.

CANDIDATURA
O vice-governador Fábio Dantas poderá disputar o cargo de governador, dependendo do resultado dessas articulações. Disse que “decido a minha questão partidária este mês e acho cedo definir possiveis candidaturas, mas meu nome está a disposição para disputar o Governo ou o Senado.”

VIRADA
Confirmando sua candidatura ao governo do estado haverá uma reviravolta no quadro atual de candidatos. O prefeito Carlos Eduardo continua indeciso em relação a sua candidatura e os demais pré-candidatos não conseguiram deslanchar. Fábio poderá ser candidato contra Fatima Bezerra.

INTERFERÊNCIA
O governador Robinson Faria optou por transferir ao filho, deputado Fábio Faria, as decisões políticas do seu governo. Além de definir, Fábio fica responsável pela divulgação das decisões. Final de semana, foi tomada uma definição política, depois, totalmente modificada por Fábio.

MUNICÍPIOS
O Congresso Nacional aprovou na terça-feira (20) a liberação de repasse de R$ 2 bilhões aos municípios, para aplicação em projetos vinculados aos ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social. São 50% para saúde, 30% para educação e 20% na assistência social.

PT
A senadora Fátima Bezerra é candidato pela legenda ao cargo de governador do Estado. O partido não tem divulgado os nomes que pretende lançar ou apoiar na disputa pelas duas vagas ao Senado. Especula-se que uma das vagas será disputada pela deputada Zenaide Maia.

EMPRESÁRIOS
Flávio Rocha volta à Natal. Às 15 horas de hoje lança oficialmente o movimento Brasil 2000 no Nordeste, no Teatro Riachuelo. Antes, Flávio concede entrevista coletiva, respondendo pergutnas sobre o referido programa, lançado em janeiro a partir de leitura de um manifesto em Nova York.

GREVES
Nos últimos tempos, os movimentos grevistas não têm obtido resultados satisfatórios. Depois de cem dias, servidores da Saúde suspenderam a greve sem conquistar nenhuma das reivindicações. A UERN continua resistindo, mas o resultado final não será diferente do que ocorreu com a saúde.

AJUDA
Depois da intervenção na segurança no Rio de Janeiro e maior apoio ao setor no estado do Ceará, os governadores do Nordeste pretendem definir proposta conjunta para solicitar apoio do governo federal para ações de combate à violência nos estados.