Notas da Redação

AUDIÊNCIA
O governador Robinson Faria, pressionado por representantes de classe do RN, inclusive a Igreja Católica, não teve como fugir do compromisso e foi obrigado a receber entidades que compõem o Fórum dos servidores do RN. Deixou claro que não tem como resolver o impasse.

AJUDA
O Governador disse que o problema dos pagamentos será resolvido quando receber a ajuda do Governo Federal de R$ 750 milhões. Adiantou que a ajuda só virá mediante reforma da previdência estadual, aumentando a alíquota previdenciária do funcionalismo de 11% para 14%.

AGRESSÃO
A insatisfação com o resultado da audiência foi imediata. Saindo da governadoria em seu carro oficial, o veículo foi apedrejado por servidores que estavam no centro administrativo, gritando palavras de ordem e ameaçando Robinson que se dirigia ao aeroporto para viagem à Brasília.

ANDAMENTO
De Brasília, o governador Robinson informou que o presidente Temer determinou que sua equipe econômica se reúna, hoje pela manhã, com os secretários do Governo do RN para a formatação de como se dará a transferência dos recursos.

DIFICULDADE
O lado negativo do entendimento é que, para sua execução, será necessário a edição de Medida Provisória a ser enviada ao Congresso Nacional e, somente após sua aprovação, é que esses recursos poderão ser encaminhados ao Rio Grande do Norte.

ASSEMBLEIA
Em troca da ajuda financeira que receberá, o governador Robinson assegurou ao presidente Temer que a Assembleia Legislativa aprovará, ainda na sessão de hoje, projeto de lei que modifica a alíquota da previdência dos servidores estaduais. Vai haver muito barulho.

DÚVIDA
O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira, não está seguro em relação à aprovação do projeto de lei que aumenta de 11% para 14% a alíquota da Previdência estadual. Isso acontecendo, alguns servidores entrarão 2018 recebendo menos que em relação a 2017.

PREFEITURA
Diferente do que acontece com o pagamento de servidores estaduais, a prefeita Rosalba Ciarlini informou que o município havia finalizado o pagamento do décimo terceiro salário, ontem (18), com antecipação do pagamento que estava programada para o dia 21.

REUNIÃO
A bancada situacionista visitou a prefeita Rosalba Ciarlini em seu gabinete e, em seguida, tiveram encontro com o ex-deputado Carlos Augusto, coordenador político do Rosalbismo. O ano termina os vereadores entendidos com o Palácio Rodolfo Fernandes.

GASOLINA
Em Brasília, por conta da crise, alguns postos de gasolina estão parcelando o valor do abastecimento dos carros em até 3 vezes no cartão de crédito. A promoção será válida durante todo o período que vai do Natal ao Ano Novo.