Notas da Redação

CONFUNDIR

José Geraldo

Lembrando Chacrinha, “meu filho eu estou aqui para confundir, eu não estou aqui para explicar”, José Geraldo Forte, do RN, protocolou no TSE ofício que registra a intenção de disputar prévias no PSDB com o governador Geraldo Alkmin para ser candidato a presidente.

RETORNO
Três ex-deputados federais desejam concorrer às eleições no próximo ano. Ney Lopes pleiteia uma vaga para disputar uma das cadeiras ao Senado pelo DEM. João Maia, presidente regional do PR e Cipriano Correia, PMDB, anunciaram suas candidaturas a deputado federal.

LEGENDA
Ney Lopes tem se mantido fiel ao DEM, partido liderado no Rio Grande do Norte pelo senador José Agripino. Tem sido preterido constantemente quando deseja disputar cargos majoritários e, por isso, alguns amigos insistem para que ele assine ficha de filiação em outra legenda.

SUBSTITUIÇÃO
O DEM, em nível nacional, pressiona para que o senador José Agripino renuncie à presidência do diretório, por conta da denúncia contra ele que foi aceita e está sendo apurada no STF. Essa renúncia pode implicar também no afastamento do senador do diretório estadual.

PMDB
Cipriano Correa não encontra dificuldades com o PMDB. Com a impossibilidade da candidatura de Henrique Alves terá como reconquistar seus votos, principalmente na Região Central. Mas, acredita que, no PMDB, servirá apenas de esteira para o deputado Walter Alves. Mudará de partido.

REPERCUSSÃO
O TRF da 4ª Região marcou para 24 de janeiro de 2018 o julgamento do recurso de Lula contra condenação pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão. A decisão é acompanhada com interesse no RN pela alteração que poderá produzir na sucessão do governador Robinson.

FÁTIMA
A maioria dos petistas potiguares acredita que a senadora Fátima Bezerra ganhou voo próprio e tem seus votos cristalizados em todos as regiões do estado. Não acredita que uma possível impossibilidade de Lula disputar a presidência venha interferir na votação da senadora.

PLANO B
A senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, insiste que Lula será candidato a presidente da República, mesmo que por meio de recursos ao TSE. Disse que, “só para deixar claro, não estamos discutindo alternativas. Nosso candidato é Lula e não temos Plano B.”

CARLOS
Por outro lado, os apoiadores da candidatura do prefeito Carlos Eduardo ao governo estão desanimados com a posição do senador Garibaldi Alves, que assumiu a liderança partidária em substituição a Henrique Alves. O senador não parece entusiasmado com a luta sucessória.

MUNICÍPIOS
Os prefeitos, vereadores e lideranças peemedebistas municipais reclamam da inapetência não apenas de Garibaldi, mas, também, do filho, deputado federal Walter Alves, que não presta a assistência política por eles desejada. Estão com saudades do ex-deputado Henrique Alves.

VIOLÊNCIA
O Observatório de Violência Letal Intencional do Rio Grande do Norte (ÓBVIO) que tem Thadeu Brandão (Observador Político) entre seus dirigentes, revela que em três danos do Governo Robinson o número de homicídios superou os quatro anos da gestão de Rosalba Ciarlini.

DECEPÇAO
A decepção da população do estado é que votou em Robinson Faria para governador acreditando em suas promessas de que seria o governador da segurança. Nos quatro anos do governo Rosalba foram registrados 5.732 homicídios, mas, na atual administração esse número já chega a 5.957.