Notas da Redação

PAGAMENTO
O pagamento dos servidores púbicos estaduais, referente ao mês de outubro, somente será encerrada no dia 13 de dezembro, ou seja, com cerca de 45 dias de atraso. O pagamento em dia acontece para os que têm recursos próprios ou verba carimbada, como educação e Detran.

NOVEMBRO
Quanto ao 13º salário o governo é obrigado a efetuar o pagamento até 20 de dezembro. Não foi anunciada a data do depósito dos salários dos servidores referente ao mês de novembro. A quitação do mês de dezembro, nem mesmo o governo tem ideia de quando acontecerá.

SAÚDE
A população continua desassistida em relação ao sistema de saúde. Faltam recursos humanos, medicamentos e equipamentos. Em todo o Estado, sete serviços de leitos de internação UTIS foram fechados, todos em hospitais públicos de responsabilidade do governo estadual.

TARCÍSIO
“A sensação é de que estamos no caminho certo”, afirma diretor sobre o Hospital Tarcísio Maia

Em Mossoró, a greve dos médicos prejudica o atendimento no Hospital Regional Tarcísio Maia, limitado aos casos de urgência-urgentíssima. A prefeitura municipal não tem condições para substituir essa assistência e começa a sentir o desabastecimento nos postos de atendimento.

CANDIDATURA
Praticamente definido que Kadu Ciarlini, filho de Carlos Augusto e Rosalba, será o candidato nas eleições do próximo ano, substituindo a irmã Lorena que, inicialmente, foi lembrada para concorrer a uma cadeira à Assembleia Legislativa.

ASSALTO
Na onda de violência que tomou conta do Rio Grande do Norte, representantes dos três Poderes já foram vítimas dos meliantes. Ontem, mais uma vez, o fato se repetiu com o deputado estadual Ricardo Mota, que teve seu veículo tomado em assalto.

VOTOS
A proximidade do pleito de 2018 mudou a opinião de deputados federais da bancada potiguar em relação à reforma da previdência. Alguns deles que, antes, votaram pela aprovação da proposta, estão declarando o voto em contrário, mesmo com a mitigação do projeto.

IZABEL
A Justiça julgou improcedente pedido de condenação por danos morais proposto pela Associação do Ministério Público do RN contra a presidente da Câmara Municipal, Izabel Montenegro. Para o juiz Herval Sampaio, a vereadora usou as prerrogativas do mandato que lhe concede imunidade material em relação às opiniões e palavras proferidas na circunscrição.

INVERNO
Para o deputado estadual Vivaldo Costa, são boas as expectativas de bom inverno para o RN, de acordo com opiniões de especialistas em meteorologia. Vivaldo considera que a “seca generalizada” resultou no empobrecimento do homem do campos, fazendeiros e pecuaristas.

CINTURÃO
Enquanto não chegam as águas da transposição do rio São Francisco e açudes como o de Oiticica não são concluídos, no Ceará, somente em 2017, o governo federal transferiu cerca de R$ 140 milhões, para conclusão do projeto Cinturão das Águas, localizado na Região do Cariri.

ARMAMENTO
Os defensores do uso de armas pela população defendem realização de plebiscito para ouvir a opinião da população sobre o assunto. Enquanto isso não acontece, a CCJ do Senado aprovou projeto de lei que autoriza a compra de arma de fogo por moradores da Zona Rural.

APOIO
O PSDB deixou a base aliada do governo Temer, mas o senador Aécio Neves defende que o partido feche questão pela reforma da Previdência. Afirmou que o governo é do PMDB e não do PSDB, mas os tucanos apoiam as reformas e, de qualquer forma, a coerência deve ser mantida.

GASOLINA

Gasolina postos

Com o aumento determinado pela Petrobras, alguns postos de gasolina estão cobrando R$ 4,569 pelo litro do combustível. Os donos de postos alegam que não haviam repassado os dois aumentos anteriores e que não podem operar com prejuízos.

CANDIDATURA
Sem o procurador da República Rodrigo Janot para importunar e com os indicadores econômicos apresentando resultados altamente satisfatórios, os aliados do presidente Michel Temer voltaram a imaginar uma possível candidatura à reeleição. O cenário está sendo analisado.

ALKMIN
A estratégia do PSDB é afastar o possível candidato a presidente, Geraldo Alkmin, do governo Temer. O programa-documento do PSDB, intitulado “O Brasil que queremos” faz contraponto com o programa do PMDB, “Ponte para o futuro”, lançado às vésperas do impeachment de Dilma Rousseff.