Notas da Redação

HOMENAGEM
A prefeita Rosalba Ciarlini foi homenageada, ontem, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte em sessão que marcou os 10 anos de atuação do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS), em reconhecimento pelas ações executadas como gestora e política.

rosalba_e_carlos_augusto_m

FEDERALIZAÇÃO
A tese da federalização da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte foi defendida pelos ex-deputados federais Laíre Rosado e Sandra Rosado, mas não conseguiram sensibilizar os meios universitários mossoroenses. Hoje, em meio à crise detonada pela indiferença de diferentes governadores, a questão volta a ser debatida em alguns setores da UERN.

INDIFERENÇA
O governador Robinson Faria não parece preocupado com a crise entre o governo e a UERN. Apesar da pressão exercida por associações e entidades de classe, mantém-se totalmente alheio ao problema, como se o assunto fosse totalmente alheio a sua administração.

BANCADA
A bancada federal do Rio Grande do Norte ainda não apreendeu o significado maior da luta da Universidade Estadual, no momento, liderada pelos seus professores. É necessário mais empenho e envolvimento para defender a maior institucional educacional do Estado.

DETRAN
Além dos servidores da Saúde e da UERN, Policiais Civis aposentados do RN foram à Secretaria de Segurança Pública cobrar o pagamento do salário de outubro que ainda está atrasado. No Detran, a mobilização de sindicalistas terminou com prisão de três manifestantes.

REPASSE
Acuado, sem alguém autorizado para retomar o diálogo com os servidores públicos, o governador depende de repasses do governo federal para concluir o pagamento da folha de outubro. Ainda não receberam salários servidores públicos que ganham acima de R$ 2 mil.

CANDIDATURA
Ninguém mais duvida. O governador Robinson Faria não será candidato à reeleição. Deverá permanecer no cargo até o final do mandato, cerca de 13 meses, não havendo possibilidade, nesse caso, da esposa Julianne Faria concorrer a algum posto eletivo.

CLÁUDIO
O desembargador Cláudio Santos continua firme na ideia de ser candidato ao governo do estado. Esgotando as negociações com os dirigentes dos grandes partidos poderá ser a opção para outras legendas, com a formação de coligação que viabilize seu projeto.

ESVAZIAMENTO
O presidente Michel Temer quer dos governadores estaduais apoio para ter os votos das bancadas para aprovação da reforma da Previdência. Esperava que o governador Robinson, recebido em audiência, levasse maior representatividade e não somente um parlamentar, o próprio filho, deputado Fábio Faria.

SENADO
Com a senadora Fátima Bezerra concorrendo ao governo e o deputado estadual Fernando Mineiro sendo candidato a deputado federal, o partido dos trabalhadores ainda não definiu um nome para concorrer a uma das duas vagas para o Senado. É um espaço para negociar.

JUSTIÇA
O Tribunal de Justiça do RN que já havia deferido pedidos do Ministério Público do RM e do TCE-RN para que os repasses atrasados sejam pagos, determinou o mesmo em relação à Assembleia Legislativa. O Governo do Estado tem 48 horas para repassar os percentuais atrasados referentes a setembro, outubro e novembro deste ano.

AGOSTINHO
O governador Robinson Faria lembra “Santo Agostinho que dizia que a coragem se alimenta de esperança e fé. São esses sentimentos que me estimulam a seguir lutando na missão designada pelo povo. Não perderei a coragem de buscar o melhor para o RN. Estou buscando. E vou conseguir!

BAHIA
O Instituto Paraná Pesquisa divulgou ontem (27), pesquisa presidencial onde foram ouvidos 1.576 eleitores do estado da Bahia, entre 16 e 21 deste mês. Lula tem 48,9% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro que aparece com 12,9% e Marina em terceiro, com 8,8%.

PSDB
O governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, teve a paciência necessária e terminou sendo convidado a assumir a presidência do PSDB, sendo candidato único na eleição do diretório nacional do partido. É o primeiro passo para ser o candidato à presidência da República.