Notas da Redação

UERN

UERN

A mídia natalense continua ignorando a mobilização de greve dos professores da Universidade
Estadual do Rio Grande do Norte que prossegue sem uma solução para o desespero dos seus funcionários. Há casos de famílias que não conseguem comprar alimentos para subsistência.

SOLIDARIEDADE
Em Mossoró, cresce o número de entidades solidárias com o movimento de paralisação da UERN. Além da Diocese de Santa Luzia já se pronunciaram a AMOL, ACJUS, ALAM, ICOP, SBEC, Museu do Sertão, Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN e FIACAM.

JUSTIÇA
O comando de greve da UERN explicará à Justiça que não será possível a manutenção dos 30% dos funcionários trabalhando como determina a lei. Os professores estão sem dinheiro para o abastecimento do carro ou mesmo para pagar o moto táxi ou a passagem de ônibus.

AUSÊNCIA
Robinson Faria prefere se manter ausente do problema criado pela falta de pagamento aos funcionários da UERN e do plano de saúde que era prestado pela Unimed e permanece fora do estado, segundo ele, em busca de recursos para superar a crise geral no seu governo.

TRIBUNAL
A crise não se estabeleceu no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que pagou, em outubro, cerca de R$ 40 milhões a 22 desembargadores e 195 juízes, referentes a retroativos do auxílio-moradia. Os maiores valores foram pagos aos desembargadores.

ORTOPEDIA
Pelas redes sociais, a prefeitura de Mossoró anuncia o retorno do atendimento dos serviços de traumatologia pelo SUS, que antes era prestado na UPA-BH e havia sido suspenso desde fevereiro deste ano. Cerca de 100 pacientes por semana serão atendidos no PAM-Bom Jardim.

AJUDA
A arrecadação federal continua crescendo o que permitiu ao presidente Michel Temer liberar ajuda aos governadores que estão pedindo socorro. O presidente Temer comunicou ao governador Robinson que autorizou liberação de R$ 2 bilhões de reais para os Estados.

PARTILHA
Ainda não se sabe quanto caberá ao Rio Grande do Norte, mas o valor foi considerado importante pelos administradores estaduais, em sua maioria com dificuldades para o pagamento da folha do funcionalismo, sobrecarregada com o pagamento do 13º salário.

APOIO
Ninguém duvida que a prefeita Rosalba Ciarlini terá participação importante na escolha dos futuros senadores e governador do estado. Por isso é que os candidatos querem o seu apoio. De acordo com a coligação a ser formada é que se saberá quem fará esse papel com os candidatos oposicionistas.

FORO
O projeto que extingue o foro privilegiado que está sendo discutido no Congresso atinge membros dos três Poderes, isto é, Executivo, Legislativo e Judiciário. No STF, o ministro Luiz Roberto Barroso defende um outro que atinge tão somente a classe política.