Notas da Redação

PESQUISA

Felinto Rodrigues

O jornalista Felinto Rodrigues patrocina nova pesquisa eleitoral, desta vez, ouvindo eleitores em todo o Rio Grande do Norte. Como era de se esperar, o favoritismo do prefeito Carlos Eduardo é derrubado com a supremacia da senadora Fátima Bezerra nos demais municípios.

ÉPOCA
Faltando pouco menos de um ano para as eleições, o quadro político nacional está diferente do que ocorria nos anos anteriores, mas é possível estabelecer uma tendência do que poderá acontecer em 2018. Na pesquisa espontânea, 59,8% dizem não saber em quem irão votar.

NÚMEROS
No primeiro levantamento realizado referente às eleições de 2018, na pesquisa estimulada Fátima Bezerra lidera com 25,82% das intenções de voto para o governo, seguida por Carlos Eduardo com 14,73% das intenções; Robinson Faria tem 7,18% e Cláudio Santos 2,55%.

FINAL
No caso de o segundo turno ser disputado entre Fátima Bezerra e Carlos Eduardo, a senadora mais uma vez leva vantagem tendo a preferência de 37,91% dos eleitores, contra 21,36% que responderam que votariam no prefeito de Natal.

PERSPECTIVA
Os militantes do partido dos trabalhadores torcem para que a senadora Fátima Bezerra dispute o governo do Estado, pois não teria nada a perder. Em caso de insucesso, continuaria mais quatro anos no Senado para concluir o mandato e, querendo, disputar a reeleição.

REALIDADE
Outros partidários da senadora Fátima acreditam que melhor seria ela continuar no Senado, pois consideram inviável a administração do governo do Rio Grande do Norte que não possui perspectivas de investimentos nem recursos até mesmo para pagamento da folha.

REELEIÇÃO
Ainda não existe posição oficial, mas é cada vez mais previsível que o governador Robinson não concorra à reeleição. Poderá continuar no cargo até o último dia do mandato ou renunciar para abrir espaço a uma candidatura da esposa, Julianne Faria, o que parece mais provável.

SENADORES
O Instituto Certus também pesquisou a opinião do eleitor sobre os candidatos ao Senado. Em todas as projeções, Garibaldi Alves, encontra-se na primeira posição, seguido de perto pelo senador José Agripino, vindo, sem seguida, a deputada Zenaide Maia e Carlos Eduardo.

ROBINSON
A pesquisa é amplamente desfavorável ao governador Robinson Faria que, pelos resultados, não teria condições de disputar nenhum cargo eletivo, em 2018. Da mesma forma, a análise de sua administração deixa muito a desejar, com baixíssimo índice de aprovação.

SANDRA
Em entrevista à Rádio Rural de Mossoró, programa “RN360”, apresentado por Gilberto de Souza e Erinaldo Silva, a vereadora Sandra Rosado admitiu que tentará voltar à Câmara dos Deputados, nas eleições do próximo ano.

SECA
Proposta pelo deputado Souza Neto, a Assembleia Legislativa realizou, ontem, audiência pública para debater a situação crítica em que se encontram as reservas hídricas no Rio Grande do Norte, com apresentação de propostas alternativas para a situação.

LARISSA
Nessa audiência, a deputada estadual Larissa Rosado lamentou que o governo estadual não tenha ainda atendido solicitação de sua autoria para que fosse criado um Plano Estadual de Convivência com o Semiárido, diminuindo as dificuldades enfrentadas no momento.

EMENDAS
Enquanto se critica a liberação de emendas por parte do governo federal, mesmo que elas também atendam parlamentares de oposição, os prefeitos do RN se reúnem com a bancada federal e pedem socorro financeiro junto ao presidente Temer, para os seus municípios.

TEMER
Em Brasília, como Michel Temer não disputará reeleição, o governo programa o dia seguinte à votação da denúncia na Câmara dos Deputados. Fará nova modificação no ministério, colocado pessoas que seja inteiramente dedicas aos últimos meses de sua administração.

ESTRATÉGIA
O Planalto muda de estratégia no caso da votação da denúncia contra o presidente Temer. A nova orientação é estimular os deputados contrários ao presidente a não irem votar. Mesmo sem aprovação da denúncia, um placar com mais votos contra seria altamente prejudicial.