Notas da Redação

SALINEIROS

Audiência Sal

A audiência pública sobre a indústria salineira, proposta pela vereadora Sandra Rosado, obteve o êxito esperado. Além dos empresários da área, estiveram presentes os deputados estaduais Larissa Rosado e Souza Neto e prefeitos da Região Salineira do Rio Grande do Norte.

BANCADA
Por se tratar de dia de semana, nenhum parlamentar federal participou da audiência e somente o senador Garibaldi Alves e o deputado federal Walter Alves justificaram suas ausências em correspondência enviada via internet.

AUDIÊNCIA
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Rosado Neto, representando a prefeitura de Mossoró na audiência pública sobre a indústria salineira afirmou: “temos que cuidar do que é nosso. O sal é de Mossoró, do povo do RN e gera milhares de empregos”.

APLAUSO
O industrial e ex-senador Tasso Rosado foi aplaudido ao declarar haver engano por parte do Ibama que aplica multas vultosas ao setor, defendendo que o trabalho de extração do mineral é realizado em área salínica e, portanto, são injustas as críticas dos ambientalistas.

INFORMAÇÕES
O deputado Fernando Mineiro quer saber dos secretários estaduais do Planejamento, Gustavo Nogueira, e de Tributação, André Horta, sobre renúncia fiscal concedidas a algumas empresas, nos últimos dez anos e se os beneficiários estão contribuindo para o desenvolvimento do RN.

DÉFICIT
O vice-governador Fábio Dantas mostra-se preocupado com o déficit financeiro do estado que, até o final de 2017, fechará a casa de R$ 1 bilhão, sem que haja previsão de receita no Orçamento Estadual para cobrir o rombo. O problema, diz, se arrasta de governos anteriores.

PESSOAL
O crescimento vegetativo da folha de pagamentos do funcionalismo público para um problema insolúvel. Em gráficos apresentados pelo Ministério da Fazenda, 66,6% da receita líquida do Estado fica comprometida com pagamento de pessoal. Para investimentos ficam apenas 4,5%.

EMPRÉSTIMOS
Como não existe possibilidade de arrecadação para a cobertura do déficit, o governador Robinson Faria terá de recorrer a empréstimos como, aliás, tem procurado liberar. Proporcionalmente, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, enfrenta problema semelhante.

ROTEIRO
Depois da canonização dos santos de Uruaçu e Cunhaú, o governador Robinson Faria reuniu-se com a Operadora de Turismo, em Lisboa, mostrando as perspectivas do Rio Grande do Norte ser apresentado como um dos principais destinos de turismo religioso no Brasil.

PROCON
Sob a coordenação do mossoroenses, Cyrus Benevides, o Procon estadual tem mostrado eficiência em seu trabalho realizado na cidade. Ontem, em supermercado local, constatou a venda de 59 produtos fora da validade, como feijão, leite e carnes congeladas estragadas.

CAIC
Em sessão ordinária da Câmara Municipal realizada no Bairro Belo Horizonte na última quarta-feira (18), o líder comunitário Otávio Lopes ocupou a Tribuna Popular para solicitar audiência pública para discutir a situação do CAIC que se encontra abandonado e em ruínas.

MÍDIA
Após a votação na Câmara garantindo sua permanência no cargo, o governo Temer inicia campanha maciça na mídia, baseada na derrota do Brasil para a Alemanha por 7 a 1 e a reviravolta do time com a mudança do técnico. Dilma será comparada a Felipão e Temer a Tite.

TRABALHO
O presidente Temer reclamou dos seus líderes na Câmara que o pressionaram para fazer as mudanças nos critérios para identificação de trabalho escravo, mas silenciaram diante das críticas pesadas veiculadas não somente pela mídia nacional, mas pela do mundo inteiro.