Notas da Redação

ROBINSON
No Twitter, o governador Robinson divulga que esteve reunido com o diretor geral da Agência Nacional de Petróleo para garantir o acesso do pequeno e médio empresário do Estado a reativação do mercado de petróleo e gás, através de leilões anunciados para setembro.

APOIO
Robinson Faria insistirá até o último instante para obter o apoio da prefeita Rosalba Ciarlini para sua candidatura à reeleição. Sem esse apoio, o governador não repetirá a votação expressiva obtida nesta cidade, considerada por demais importante para sua eleição.

AGRIPINO

Rosalba e José Agripino juntos
Rosalba e José Agripino juntos

Quem trabalha no mesmo sentido, mas, com muito menos chance, é o senador José Agripino. Rosalba não perdoa ter sido vetada na disputa estadual quando poderia ter sido reeleita governadora. Agripino optou pela reeleição do filho, Felipe Maia. como deputado federal.

DISCREÇÃO
O ex-prefeito Francisco José Júnior pretende disputar um cargo à Assembleia Legislativa. Por conta do desgaste sofrido no cargo de prefeito, trabalha com discrição, avaliando as chances reais de sair vitorioso nessa batalha. Por enquanto, mantém-se ativo nas redes sociais.

SEGURANÇA
Em cerimônia que contou com a presença de secretários municipais e da vereadora Sandra Rosado, representando a Câmara, a prefeita Rosalba entregou 22 viaturas para reforçar a segurança das escolas e unidades básicas de saúde e para incremento para a frota de trânsito.

RUAS
A prefeitura de Mossoró continua o trabalho de recuperação de ruas e avenidas da cidade. Diariamente o mossoroense pode constatar essa realidade, embora Mossoró continue com inúmeras ruas que necessitam intervenção imediata para evitar que fiquem intrafegáveis.

CÂMARA
Sob a presidência do vereador Francisco Carlos, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer se reunirá na manhã de hoje para apreciação de quinze projetos que tramitam pela comissão. Entre os projetos, o da criação do Dia do Administrador.

HRTM
Apesar de haver solicitado desligamento da direção do Hospital Tarcísio Maia, o odontólogo Jarbas Mariano continua respondendo pelo expediente do hospital, aguardando a nomeação do seu substituto pelo governador Robinson Faria.

ORTOPEDISTAS
Por conta do atraso de quatro meses no pagamento dos serviços prestados no HRTM, os ortopedistas contratados suspenderam o atendimento à população. Os que necessitam do serviço, mas não podem pagar ao profissional ficam abandonados pelo poder público, sem a mínima chance de resolução do seu problema.

LIVRO
A prefeitura de Natal lançou livro “Trilhando os 30 anos da Secretaria Municipal de saúde de Natal”. Entre as três autoras, a mossoroense Maria da Saudade Azevedo e Terezinha Rêgo, que estudou em Mossoró. Giovanna Goes é a terceira autora do livro.

TEMER
O deputado José Dias comentou decisão da Câmara em relação ao presidente Temer: “estava em julgamento não apenas um homem e seu destino, mas o interesse do povo brasileiro. Não há possibilidade de fazermos a substituição do presidente, sem levarmos o país à bancarrota. “

MINEIRO
Para o deputado estadual Fernando Mineiro “ o julgamento de Temer mostrou que os interesses pessoais estiveram acima dos interesses da população brasileira, classificando como vergonhosa a decisão aprovada pelos deputados federais.

BASE
A vitória (262 votos contra 227) mostrou que o presidente Temer não depende totalmente do apoio do PSDB na Câmara. Esse espaço foi ocupado pelo Centrão que está cobrando mais espaço no governo, mais exatamente, ministérios ocupados pelos tucanos.

INTERPRETAÇÃO
Para os deputados de oposição, a liberação de suas emendas parlamentares pelo Governo aconteceu pelo fato de serem impositivas, mas as dos deputados da base foram compra de voto para que Michel Temer permanecesse no poder. É uma simples questão de interpretação.

FRAUDE
O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, é mais um que defende rapidez na reforma política. Para ele, “do jeito que está, o sistema eleitoral frauda a vontade do eleitor”. A maioria concorda que a participação do Poder Executivo é fundamental para a aprovação dessa Lei.

REFRORMA
A base aliada do presidente Michel Temer quer priorizar a reforma política que tramita na Câmara, mudando as regras eleitorais mesmo antes da votação da reforma da previdência. As novas medidas precisam ser aprovadas no Congresso em 60 dias para que tenham validade nas eleições de 2018.