Notas da Redação

CANDIDATURA

Garibaldi e Henrique

O Senador Garibaldi Alves declarou ser candidato à reeleição pelo PMDB e diz não temer a delação do empresário Fred Queiroz, preso junto com o ex-ministro Henrique Alves. Acredita ser prematuro avaliar o impacto desse fato dentro da legenda e seus efeitos em 2018.

MOVIMENTAÇÃO
Em relação ao governo do Estado, o fim de semana foi bastante movimentado. Os pretensos candidatos ocuparam todos os espaços possíveis de comunicação com o eleitor e, nos bastidores, conversaram sobre estratégias, apoios e programas de governo.

MAJORITÁRIA
O empresário Tião Couto investe em candidatura ao governo do Estado. Esteve em Natal e visitou presidentes da FIERN, Assembleia Legislativa, Federação do Comércio, Tribuna do Norte, deputado Rogério Marinho, ex-deputado João Maia, entre outros.

CLÁUDIO
Outro que investe numa candidatura ao governo é o desembargador Cláudio Santos que mantém contatos com lideranças regionais e concede entrevistas mostrando sua ação quando presidente do Tribunal de Justiça e defendendo temas simpáticos à população.

RETORNO
“Quero mandar um abraço a todos. Continuo firme, de pé e na luta. Como vocês sabem, nós vamos retomar o governo do Brasil. Eles tomaram na mão, deram um golpe rasgaram a constituição, rasgaram o pacto social, mas o povo está conosco. Vamos voltar. Twiteiros do PT, na Luta”. Essa mensagem foi postada no WhatsApp” pelo ex-ministro José Dirceu.

PT
O ex-presidente Lula e a senadora Gleise Hoffmann, recentemente eleita presidente do partido dos trabalhadores, confirmaram vinda ao Rio Grande do Norte. Lula anunciou para o mês de agosto e a senadora Gleise ficou de agendar a data de sua visita.

CARAVANA
Lula percorrerá os estados nordestinos em viagem de ônibus, visitando prefeitos aliados, investindo na região que sempre lhe deu grandes vitórias nas urnas. A excursão faz parte de projeto para uma candidatura presidencial nas eleições do próximo ano.

FALÊNCIA
O Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre o Ministério Público do RN, Ministério do Trabalho e Governo do Estado publicado no Diário Oficial é o retrato da falência do Estado no gerenciamento da saúde e compromete as ações do Sistema Único de Saúde no RN.

TRANSFORMAÇÃO
O Estado terá 120 dias para “elaborar plano de revisão do quantitativo e hospitais da rede, com base em critérios de otimização dos recursos orçamentários escassos”, transformando em UPAs, UBS e Salas de Estabilização os que não puderem atender às exigências do TAC.

PERDA
Como, admite-se, o Estado não terá recursos para essa finalidade, nos próximos 4 meses, deverão perder seus hospitais regionais os municípios de Canguaretama, Caraúbas, João Câmara, Acari, São Paulo do Potengi, Angicos e Apodí.

PREVISÃO
No referido TAC, a determinação de “fazer a destinação de pessoal, equipamentos, insumos e recursos orçamentários dos hospitais desativados para a composição integral de equipes de hospitais que permanecerão como referência da rede Sesap”.

SOBRECARGA
O fechamento de sete hospitais regionais acarretará a sobrecarga nos demais hospitais de referência, como o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró e o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, que já funcionam em condições que deixam muito a desejar.

CAPAS:
VEJA: (1) A história do bebê sem história. Atingido por uma bala perdida ainda no útero de sua mãe, Arthur torna-se símbolo do nível insuportável a que chegou a violência no Rio de Janeiro. (2) Michel Temer fica mais frágil e Rodrigo Maia cresce como seu sucessor, mas Eduardo Cunha negocia para entregar a cabeça de ambos.

ÉPOCA: (1) Eles confirmaram presença. Num péssimo sinal para Temer, 334 parlamentares já garantiram a Época que irão à sessão que definirá o destino do presidente. Como votam os deputados? (2) A deflação de junho é um fenômeno isolado. Não vai se repetir.

ISTOÉ: (1) Desencanto com o Brasil. Instabilidade política, corrupção generalizada, desemprego recorde e falta de perspectivas destroem a confiança e deixam o brasileiro com vergonha do País. (2) Zé Dirceu volota a dar as cartas no PT.