Notas da Redação

SENADO

magnolia

O deputado Kelps Lima, presidente do Solidariedade, lançou a pré-candidatura da atleta olímpica Magnólia Figueiredo ao Senado, nas eleições de 2018. Como os atuais senadores Garibaldi Alves e José Agripino concorrerão à reeleição são três os nomes até hoje na disputa.

ARROMBAMENTO
A ação que resultou no arrombamento de caixa eletrônico instalado na Secretaria Municipal de Planejamento da prefeitura de Mossoró, na madrugada de ontem, deverá ser investigado pela Polícia federal. Foi o que solicitou o secretário de Segurança Pública, Eliéser Girão.

SEGURANÇA
Embora o governador Robinson repita que “meu governo deixará legado na segurança” os registros de violência aumentam a cada dia que passa. No último fim de semana foram registrados 16 homicídios no RN, totalizando 1181 em 2017, 24,2% a mais que no ano anterior.
MPRN
O Conselho nacional do Ministério Pública determinou a suspensão da conversão de férias e licenças não gozadas e acumuladas em dinheiro por parte de servidores e membros do Ministério Público no RN. Alguns procuradores chegaram a receber mais de R$ 150 mil.

JAZZ
Está confirmado para os dias 22 e 23 de setembro, em Mossoró, a realização do maior Festival de jazz, bossa e blues do Nordeste. O evento terá o apoio da prefeitura de Mossoró e do Governo do Estado e terá presença de Nuno MIndeles, o melhor guitarrista de blues do Brasil.

ÁGUA
A prefeitura do Natal e a Universidade potiguar (UMP) iniciam hoje o projeto “Impactos da qualidade do ar e da água na saúde do natalense” As coletas serão realizadas em pontos específicos do município, com amostras analisadas nos laboratórios da UNP.

REFORMA
O deputado Ricardo Ferraço (PSDB), autor da PEC que põe fim às coligações em eleições proporcionais e cria cláusula de barreira para partidos políticos acredita que tudo estará aprovado até o final de setembro, podendo valer para eleições do próximo ano.

GILMAR
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, recebe, hoje, presidentes de partidos políticos que têm representação no Congresso Nacional. A pauta da reunião será a Reforma Política e Eleitoral que, mais que nunca, precisa ser aprovada logo.

LICITAÇÃO
No próximo mês o Tribunal Superior Eleitoral realizará concorrência para contratação da produção, garantia e transporte das urnas eletrônicas modelo 2018. A novidade é que as novas urnas terão impressora, no sentido de permitir o registro escrito dos votos dos eleitores.

DIRETAS
O ex-presidente FHC passa a fazer parte do coro que defende eleições diretas já. O problema é que, além de haver necessidade de se alterar a Constituição, o ex-presidente Lula continua como favorito numa eleição dessa natureza, realizada ainda em 2017.

QUEBRADEIRA
Economistas alertam que uma possível quebra do grupo J&F, controlador da JBS, trará grandes prejuízos a bancos públicos e fundos de pensão de estatais que são os principais credores do conglomerado construído pela família Batista.

DENÚNCIA
Como esperado por todos, o procurador-geral Rodrigo Janot denunciou o presidente Temer que se organiza para reagir com defesa preparada por advogados de renome. O maior problema do presidente é que lhe falta o apoio popular que seria essencial para o caso.