Notas da Redação

UERN

UERN

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte continua desconhecida pelas autoridades do nosso estado. Muitos criticam seu funcionamento, mas desconhecem totalmente a realidade da UERN, até mesmo a relação custo/benefício de cada aluno. Entretanto, a crítica é severa.

AUTONOMIA
Hoje, haverá audiência pública proposta pela deputada Larissa Rosado para discutir autonomia financeira da Universidade Estadual. Para Larissa, a autonomia possibilitaria à Universidade condições de expandir e melhorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

ENTENDIMENTOS
Há conversa de bastidores sobre encontros entre líderes que começaram a discutir a sucessão do governador Robinson Faria. Pesquisa recente mostrou a importância dessa providência. Entretanto, os dados atuais não devem ser de todo valorizados para a realidade de 2018.

MOSSORÓ
Depois das eleições de Rosalba para o Senado e governo do Estado, não se falou mais em nomes de Mossoró para a disputa de pleitos majoritários. Mas, o empresário Tião Couto declarou estar à disposição para ser candidato a governador ou a deputado federal.

NOME
Entre os nomes comentados estão sendo lembrados os do governador, que seria candidato à reeleição, da senadora Fátima Bezerra e o do prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Também está sendo lembrado o de Geraldo Melo, que acompanhar em silêncio as mobilizações.

TRANSPOSIÇÃO
Para solicitar mais agilidade no projeto de transposição do Rio São Francisco, Robinson Faria e mais quatro governadores nordestinos estiveram, ontem, em Brasília, com os presidentes do STF, Cármen Lúcia, do senado, Eunício Oliveira e ministro da Integração, Helder Barbalho.

AÉCIO
Em Brasília, o STF pede mais agilidade do presidente do Senado, Eunício Oliveira para retirar as vantagens do senador afastado do cargo pela justiça, Aécio Neves, mas que continua com o nome constando no painel de votação do senado e na lista de parlamentares em exercício.

LOURES
O ministro Marco Aurélio, relator da ação, quer que o Senado faça o mesmo que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que afastou o então deputado federal Rodrigo Rocha Loures do cargo, tão logo recebeu oficialmente a determinação do STF nesse sentido.

MOTTA
Em Natal, a Assembleia Legislativa delibera, nesta manhã, sobre a situação do deputado estadual Ricardo Motta, afastado do mandato por decisão do Tribunal de Justiça do RN. O presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, cumpriu de imediato a determinação da Justiça.

COMEMORAÇÕES
Dentro da programação do Mossoró Cidade Junina 2017 a Prefeitura de Mossoró abre, às 9:30h de hoje, a I Amostra Lítero-Cultural em comemoração aos 90 anos da resistência em Mossoró. A Banda Sinfônica Arthur Paraguai e de Gorete Alves farão apresentações.

SITE
A prefeitura criou um site para que os interessados acompanhem as programações no Mossoró Cidade Junina 2017. A programação completa do evento, bem como as notícias referentes ao evento estão no www.mossorocidadejunina.com.br.

MORENO
Faleceu na madrugada de hoje, no Rio, o colunista do GLOBO Jorge Bastos Moreno, vítima de edema agudo de pulmão por complicações cardiovasculares um dos mais respeitados repórteres políticos do país. Em março, lançou o livro “Ascensão e queda de Dilma Rousseff.

LEGALIDADE
O senador Renan Calheiros se insurge contra decisões do STF e questiona o afastamento do senador Aécio Neves: “uma liminar pode afastar um senador? Qual a previsão: Você pode com o afastamento prejulgar e com vazamento seletivo condenar, sem culpa formada? ”

INFLAÇÃO
O Banco Central tem expectativa de inflação zero para o mês de junho. Será a menor inflação desde 2006. Isso não significa dizer que ao consumidor o mercado ofereça produtos a custos mais baixos, mas deverão permanecer estáveis, sem qualquer alteração.

ESQUECIMENTO
A mídia nacional não destacou a passagem pelo Brasil, sábado e domingo passados, do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza e do primeiro-ministro Marcelo Antônio da Costa, que estiveram no RJ e SP para comemorar o Dia de Portugal, o Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas.

DENÚNCIA
O ex-prefeito de São Paulo, Paulo Haddad, reafirmou declaração de que o promotor de Justiça Marcelo Milani teria supostamente pedido propina de R$ 1 milhão para não ingressar com ação judicial contra lei que permitia à Prefeitura emitir R$ 420 milhões em Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento.