Notas da Redação

HENRIQUE

Henrique Alves

A prisão preventiva do ex-ministro, ex-presidente da Câmara e ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves impactou a política do Rio Grande do Norte. Henrique iniciou a vida pública como deputado federal aos 21 anos e sempre esteve à frente de tudo que aconteceu na política do RN.

FUTURO
O episódio com Henrique trará alterações no jogo sucessório do próximo ano, que ainda não tem contornos definidos, sobretudo no que diz respeito à sucessão do governador Robinson Faria. Certamente que caberá ao senador Garibaldi tomar a frente das negociações.

DUNAS
O episódio que resultou na ação contra Henrique Alves diz respeito a suspeita de atos de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, envolvendo a construção da Arena das Dunas. O superfaturamento das obras, conforme procuradores e delegados da PF chega a R$ 77 milhões.

ENVOLVIDOS
Surpreendeu a condução coercitiva e prisão preventiva de outras pessoas que poderiam estar envolvidos no processo, embora não oferecessem resistência a uma notificação entregue de forma regular. Algumas delas foram ouvidas e liberadas de imediato.

CONDUÇÃO
O juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias foi quem determinou a prisão de Henrique e dos demais envolvidos. Ontem, o juiz iniciou as audiências de custódia para se confirmar a legalidade das prisões nos cumprimentos dos mandatos.

POLÍTICOS
Outros políticos do Rio Grande do Norte estão sendo investigados, com suspeita de possível prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Eles teriam sido citados em depoimentos por cinco delatores, todos ex-dirigentes do grupo Odebrecht.

SAÚDE
O governador Robinson Faria decretou estado de calamidade pública na saúde do Rio Grande do Norte. Hoje, poderá enfrentar mais uma dificuldade, com os médicos anunciando indicativo de greve, pleiteando reajuste salarial e pagamento em dia dos serviços prestados.

EXPLICAÇÕES
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM) concedeu o prazo de 5 dias para o procurador-geral do RN, Rinaldo Reis, explicar os pagamentos de férias e licenças prêmios vencidas a promotores, procuradores e servidores do MP potiguar, em cerca de R$ 10 milhões.

TSE
No primeiro dia do julgamento de alçai que pede a cassação da chapa de reeleição de Dilma Rousseff deu-se para verificar o embate entre o ministro relator Herman Benjamin e o presidente do TSE Gilmar Mendes, que pediu a relator mais moderação em sua posição.

TEMER
O presidente Michel Temer acompanhou a sessão de julgamento no TSE no seu gabinete, acompanhado do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, ministros de Estado e deputados federais que fazem parte da base aliada go governo.

PRETENDENTES
Enquanto isso, mesmo entre os aliados do presidente Temer, continuam as conversas sobre nomes que possam vir a substituí-lo, caso o TSE decida pelo seu afastamento. Consideram que a decisão deve ser rápida para evitar o crescimento do movimento das Diretas Já.