Notas da Redação

CODERN

Mauricio Quintella

O ministro dos Transportes Maurício Quintella assegurou o início de obras no Porto Ilha de Areia Branca no próximo mês. Por esse terminal salineiro passam 95% do sal produzido no país e o equipamento contribuía para a geração de 25 mil empregos diretos e indiretos.

CAJUEIRO
A vereadora Sandra Rosado registrou a visita feita por vereadores de Mossoró e Baraúna ao presidente do Senado Eunício Oliveira e defendeu que Mossoró lidere a mobilização para o asfaltamento da BR 437, corredor econômico ligando a Chapada do Apodi ao Vale do Jaguaribe.

REFORMA
Deputado federal Rogério Marinho apresentará hoje seu relatório sobre a reforma Trabalhista que mexerá em 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). São mudanças que se fazem necessárias para modernização das relações entre empregados e empregadores.

ALTA
O ex-deputado federal Betinho Rosado, presidente estadual do PP, recebeu alta do Hospital São José, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgia cardíaca para troca de uma válvula cardíaca e deverá estar brevemente em Mossoró com amigos e familiares.

AVALIAÇÃO
Vereadores que apoiam a prefeita Rosalba Ciarlini ocuparam a tribuna, na sessão ordinária de ontem, analisando os cem primeiros dias de sua administração. Mostraram as conquistas obtidas nesses primeiros dias da gestão de Rosalba considerando haver saldo positivo.

AGRESSÕES
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves e o deputado estadual Kelps Lima discutem pelas redes sociais e trocam agressões. O prefeito diz “assumi um a cidade apodrecida. Um mar de lama. Kelps Lima, notório secretário de Micarla, um dos responsáveis.”

VETOS
O prefeito Carlos Eduardo não vem recebendo apoio incondicional dos vereadores natalenses. Na sessão de ontem, foram derrubados 19 vetos do Executivo e mantidos apenas cinco. As bancadas de oposição e situação concordaram em trancar a pauta até que todos os vetos sejam apreciados.

STF
As investigações instauradas contra políticos e ministros iniciam com os investigadores juntando provas para saber se há indícios de autoria e materialidade dos crimes. Os procuradores podem apresentar denúncias ou pedir arquivamento. No STF, a denúncia precisa ser analisada em colegiado.

AFASTAMENTO
O presidente Temer reafirmou que a abertura de inquérito contra nove de seus ministros não é motivo bastante para que esses auxiliares sejam demitidos. O critério é demitir somente no caso de quem se tornar réu. Na lista, 29 senadores, 42 deputados e 3 governadores.

DESESTABILIZAÇÃO
Por mais controle que o presidente Temer procure transmitir, a investigação de alguns de seus principais ministros desequilibra o centro do governo e seus resultados são imprevisíveis. Tudo isso num momento em que o governo negocia a aprovação de importantes reformas.

MOSQUITO
A Secretaria de Saúde do Município continua o trabalho de conscientização junto à população no combate ao mosquito da dengue, Zika e Chikungunya. As notificações dessas doenças têm diminuído em relação ao ano anterior, mas é preciso ficar vigilante para evitar sua proliferação.

SELIC
O presidente Michel Temer considera que já passou da hora de os bancos reduzirem os juros. Espera que o Banco central convença os bancos a reduzirem os encargos cobrados de empresas e consumidores. Na reunião de hoje a expectativa é de diminuição de mais um ponto percentual na taxa de juros.