NOTAS DA REDAÇÃO

GARIBALDI

O ex-senador Garibaldi Filho coloca sua vocação política acima da própria saúde. Reagindo inicialmente a ideia de disputar mais um cargo eletivo, terminou concordando em retornar ao campo de luta política, num momento em que o filho, deputado Walter Alves precisa mais desse apoio.

 

ESTADUAL

É possível que a candidatura de Walter Alves a vice-governador, ao lado da governadora Fátima Bezerra, esteja definida. Mesmo não dando certo, será mantida a candidatura de Garibaldi a deputado federal e Walter concorrerá ao cargo de deputado estadual.

 

CERTEZA

Walter Alves teria uma reeleição difícil a deputado federal, sobretudo com o retorno do ex-deputado Henrique Alves concorrendo ao mesmo cargo. Enfrentar Garibaldi será um páreo mais duro para Henrique e a solução salvaria Waltinho como deputado estadual, ou mesmo, vice-governador.

 

APOIO

Garibaldi ficou mais cuidadoso ao saber que o ex-presidente Michel Temer e o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi garantiriam o registro da candidatura de Henrique a deputado federal. Anunciou sua própria candidatura, desafiando o primo para o enfrentamento entre os dois.

 

DIFICULDADE

Haverá dificuldade para Fátima Bezerra substituir Antenor Roberto, atual vice-governador, por um nome do MDB, que votou pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. O PCdoB lutará pela manutenção do seu filiado, inconformado com a perda de espaço político tão importante.

 

OCUPAÇÃO

Representantes da linha ortodoxa do partido dos trabalhadores não imagina entregar o cargo de vice-governador a um partido fisiológico como o MDB. Os espaços ocupados foram conquistados com muito esforço e, acreditam, Fátima não precisa de nenhum Alves para ser reeleita governador do estado.

 

HRTM

A governadora Fátima Bezerra substituiu a diretora do Hospital Tarcísio Maia, Herbênia Ferreira (PT), pela assistente social Francisca Nilza Batista, conhecida por Branca. A nova diretora do HRTM é sogra do vice-prefeito Fernandinho e dirigiu a UPA do BH na administração do prefeito Francisco José Júnior. Foi demitida na gestão do prefeito Allyson quando do rompimento de Fernandinho.

 

REDUÇÃO

O Ministério da Saúde reduziu à metade o período de quarentena de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no País. A medida vale para pacientes com capacidade para produzir anticorpos, como vacinados, que tenham apresentado sintomas leves ou moderados da covid.

 

AGLOMERAÇÕES

Aliás, o ministro Marcelo Queiroga dá a mão à palmatória, ao admitir que o recente aumento do número de casos de covid-19 no país está relacionado às festas de fim de ano. É claro que o presidente Bolsonaro não gostou da declaração.

 

VACINA

O Governo do RN estabeleceu o prazo o dia 20 de janeiro para que os órgãos das administrações direta e indireta encaminhem as informações atualizadas do esquema vacinal contra a Covid-19 dos servidores públicos estaduais. Só pode trabalhar quem estiver vacinado.

 

CARNAVAL

O prefeito Álvaro Dias, após reunião com o Comitê Científico DE Combate à Covid da Prefeitura de Natal cancelou a realização do carnaval 2022 na capital do estado. A justificativa ficou por conta da alta transmissibilidade da ômicron e da gripe H3N2.

 

FRACASSO

Inflação de 10,06% em 2021 é o mais patente retrato do fracasso da política econômica do governo federal. É o maior índice dos últimos 6 anos, e representou o dobro da meta estabelecida pelo ministro Paulo Guedes, que era de 5,25.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário