quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Notas da Redação

SALÁRIOS

Rosalba Ciarlini está liberada para lutar pela prefeitura de Mossoró
Rosalba Ciarlini está liberada para lutar pela prefeitura de Mossoró

Os Servidores municipais foram surpreendidos com a notícia de que a prefeita Rosalba Ciarlini pagaria seus salários antes do carnaval. A programação inicial que estabelecia esse pagamento no dia 02 de março foi antecipada e a folha salarial será quitada no dia 24, sexta-feira.

CONVOCAÇÃO
A prefeita Rosalba encaminhou mensagem à Câmara reajustando o piso dos professores e os vereadores foram convocados extraordinariamente para reunião hoje, terça-feira. O salário do magistério será pago com o novo valor estabelecido pelo MEC, um aumento de 7,64%.

CAPACITAÇÃO
O secretário municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, manteve encontro com o presidente da Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio. Na pauta, projeto de capacitação dos servidores da prefeitura de Mossoró.

CHINA
O governador Robinson Faria viajou, ontem, à China, acompanhado de auxiliares e de empresários, onde permanecerá até o dia 3 de março. Foi em busca de investimentos para o RN. O vice-governador Fábio Dantas assume, mais uma vez, o cargo de governador.

MAIRTON
O governador Robinson deixou com o vice-governador Fábio portaria assinada substituindo o secretário de Recursos Hídricos, Mairton Figueiredo de França, pelo ex-prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior. Mairton continuará como Subsecretário Adjunto. Ivan já é o novo secretário.

CANDIDATURA
O ex-prefeito de São Gonçalo Jaime Calado (PR), esposo da deputada federal Zenaide Maia teve o nome lembrado pelo deputado Kelps Lima (SD) para disputar o cargo de governador do Estado. Jaime organiza o lançamento de Frente Suprapartidária para discutir o RN.

REITORIA
Na noite de ontem, o reitor Pedro Fernandes e a professora Fátima Raquel lançaram suas candidaturas a reitor e vice-reitora da Universidade do Estado do RN. O evento ocorreu no ginásio do Campus Central da instituição, reunindo docentes, técnicos e estudantes.

FREIRE
O ministro da Cultura, Roberto Freire, confirmou presença em Mossoró, atendendo convite para a posse do advogado Wellington Barreto para a Academia de Ciências Jurídicas (ACJUS), no próximo dia 11 de março. Aproveitará para visitar a prefeita Rosalba Ciarlini

PRIVATIZAÇÃO
A ajuda financeira do governo federal aos Estados endividados passa pela privatização de bancos, empresas de energia e saneamento, aumentar a contribuição previdenciária dos servidores ativos, inativos e pensionistas par, no mínimo, 14%. No Rio, a Assembleia deu sinal verde para privatização da Companhia Estadual de Água e Esgoto.

CAERN
No RN não será diferente e o governador Robinson Faria terá que admitir a privatização da CAERN. O BANDERN já foi extinto e a COSERN privatizada. Não está claro se haverá aumento da alíquota previdenciária. Entre as vantagens oferecidas pela União está a suspensão das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e facilidades para novos empréstimos.

DESPERDÍCIO
Alías, há estudos mostrando que cerca de 40% da água tratada no país é perdida em vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição. O argumento é mostrado pelos que defendem a privatização dos serviços de água e esgoto.

PREVIDÊNCIA
O deputado federal Pauderney Avelino (DEM), com apoio de parlamentares do PMDB e PSDB apresentará emenda aditiva à reforma da previdência onde o novo sistema passaria a valer paras os nascidos a partir do ano 2000, abrangendo toda população.

MORAES
No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça sabatinará, às 10:00 horas de hoje, o ministro da Justiça licenciado Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Temer para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Sua aprovação é tida como das mais tranquilas.

CHUVAS
Pode-se dizer que existe clima de euforia entre os agricultores nordestinos com as últimas chuvas caídas na Região. É nessa condição que estão aguardando a divulgação, ainda hoje, do relatório da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o norte do Nordeste Brasileiro”, com a presença de meteorologistas do Nordeste e representantes de instituições nacionais.

JUROS
Começa, hoje, mais uma das reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) para avaliar o comportamento da inflação. Na quarta-feira será anunciada a nova taxa de juros. A euforia inicial para uma queda brusca dessa taxa vai cedendo lugar ao cuidado que se faz nessa política de redução, onde a situação deve ser analisada com todo cuidado.

REDUÇÃO
No Banco Central a expectativa é que a inflação prevista para 2017 ficará abaixo das estimativas oficiais. Hoje, a projeção para a alta dos preços é de 4,43%, abaixo da meta inicial do governo que é de 4,5%. O dólar também caiu de R$3.36 para R 3.30.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

NOTAS DA REDAÇÃO

NOTAS DA REDAÇÃO

NOTAS DA REDAÇÃO

- Advertisment -

Notícias Recentes