Notas da Redação 30.12.20

AUMENTO

Foto Elpidio Júnior

Duas mulheres, vereadoras, insurgiram-se contra uma proposta de aumento dos vereadores. No apagar das luzes, vereadores que não conseguiram reeleição tramaram uma votação silenciosa. Em Mossoró, Sandra Rosado votou contra. Em Natal, Júlia Arruda.

MULHERES

Somente duas mulheres, até o momento, foram indicadas para o secretariado de Allyson Bezerra, a enfermeira Morgana Dantas para a Saúde e Hubeônia Alencar, para a educação.

QUADROS

Allyson optou por um secretariado composto por membros das universidades. Resta saber se essa escolha será recompensada. São 12 professores da Universidade Estadual do RN, 3 da Universidade Federal do RN, 2 da Ufersa e 1 da UNP. Políticos militantes não tiveram vez.

INSISTÊNCIA

Nos bastidores, comenta-se que esses vereadores tentarão novamente hoje, a mesma votação. É preciso estar atento, inclusive com a população comparecendo à Câmara Municipal para tentar evitar esse absurdo.

INDENIZAÇÃO

Em Brasília, a Justiça Federal condenou plano de saúde a indenizar segurado que precisou de atendimento do plano de saúde, por haver fraturado o nariz, mas não foi atendido. Perdeu a ação na 1ª instância, mas conseguiu reconhecimento na instância superior. Será Indenizado.

ATRASO

Em diversas entrevistas concedidas, ontem, a prefeita Rosalba Ciarlini reconheceu que poderá não haver recursos para o pagamento do décimo terceiro a todos os funcionários. Somente será viável se houver depósito extraordinário até amanhã.

VIETNAM

Os mais novos talvez não tenham conhecimento do que foi a Guerra do Vietnam. Sabem da referência na música gravada pelos Os Incríveis, e Engenheiros do Havaí, “era um garoto, que como eu…”.  Num dia como hoje, em 1972, os EUA suspenderam os  bombardeios a esse país.

COVID RN

RN ultrapassa 115 mil casos confirmados e tem 2.970 mortes por Covid-19. Ao todo, 37 novas mortes foram registradas no boletim desta terça-feira (29), sendo sete nas últimas 24 horas. Sesap aponta também mais 948 casos.

 

PARCELAMENTO

A presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do RN, Janeayre Souto alertando que a governadora Fátima Bezerra poderá dividir o pagamento dos salários atrasados em 24 parcelas.

 

POPULARIDADE

A aprovação de Bolsonaro poderá cair com o fim do auxílio emergencial, quando 48 milhões de pessoas ficarão sem essa ajuda financeira a partir de janeiro. A última parcela será paga pela Caixa Econômica Federal na última terça-feira.