Notas da Redação

13913562_162070557551923_2525070414372675143_o-300x198

JUDICIALIZAÇÃO
Rosalba sabe que, pelo fato de ser favorita na disputa pela prefeitura de Mossoró, terá de enfrentar ações diárias na justiça eleitoral por parte de seus adversários. No final de semana, o juiz Breno Valério não acatou denúncia de propaganda eleitoral antecipada como queria a coligação que apoia Tião Couto que concorre ao cargo de prefeito da cidade.

VEREADORES
Acreditando que o apoio de Rosalba garante mais votos para suas candidaturas os postulantes à Câmara Municipal da coligação Força do Povo fazem de tudo para que suas imagens apareçam vinculadas à candidata majoritária, o que não acontece em outras coligações.

REJEIÇÃO
Aliados do governador Robinson Faria preferem que ele continue ausente da campanha municipal. Dessa forma, continuarão mostrando que a crise na saúde de Mossoró se deve à falta da transferência dos recursos que a gestão estadual não vem cumprindo.

CANDIDATOS
Ninguém pense que a campanha municipal está restrita à disputa entre Rosalba Ciarlini e Francisco José. Tião Couto, Gutemberg Dias e José Moreira cumprem programações diárias. A Cobal tem sido o local mais frequentado por todos os candidatos.

CRISE
Os que concorrem ao cargo de vereador na coligação de Francisco José reclamam do apoio da prefeitura a determinados candidatos. Além da recomendação explícita do próprio prefeito, sua esposa e secretários de prestígio trabalham abertamente para determinados nomes. Esse comportamento poderá beneficiar outros candidatos a prefeito.

OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, Subseção de Mossoró, entrevistará, hoje, Tião Couto, iniciando o ciclo de debates que fará com os candidatos a prefeito de Mossoró. Serão 40 minutos, divididos em dois blocos, sem direito a prorrogação.

CORTE
Em período eleitoral, o governador Robinson Faria ainda não se decidiu sobre o corte de 20% dos comissionados nem exoneração de servidores, conforme recomendação do ministério público. Será difícil a exoneração de servidores estáveis como quer o parquet.

MANUTENÇÃO
Pesquisas realizadas em Natal e em Mossoró revelam que o quadro inicial da campanha continua inalterado nas duas principais cidades do estado. A recomendação é que as campanhas continuem sem maiores alterações, inclusive no que se refere a investimentos.

SEGURANÇA
Para os mossoroense parece não ter havido diminuição na violência, mas a polícia apresenta dados positivos em relação ao controle dessas ações. O secretário Lundgren assegura que o Governo do estado está vencendo a guerra e promovendo a segurança de todos.

ANALFABETISMO
Nos anos 60 o prefeito de Natal, Djalma Maranhão, iniciou programa para combater o analfabetismo, “De Pé no chão também se aprende a ler”. Mais de 50 anos depois as pesquisas revelam que 8% da população ativa entre 25 e 29 anos continua analfabeta.

TENSÃO
A delação premiada do presidente da OAS comprometendo o ministro Dias Toffoli gerou clima de tensão no Supremo Tribunal Federal. Os ministros foram apanhados de surpresa e não sabem como agir diante da gravidade da acusação.