Notas da Redação

OPÇÃO
Francisco José escolheu o caminho da agressão pessoal aos demais concorrentes à prefeitura. Os adversários não estão explorando as ações do TCE, do Ministério do Trabalho e Ministério Público contra o prefeito. Até o momento, preferem discutir programas de governo.

JURÍDICA
A judicialização de campanha política tem sido constante nos últimos pleitos. Na atual, a coligação que apoia Tião Couto iniciou o processo em Mossoró, protocolando representação contra a coligação que apoia Rosalba, alegando propaganda eleitoral antecipada.

RECOMENDAÇÃO

Robinson

O Ministério Público recomendou ao governador Robinson Faria mais controle nos gastos da máquina pública e redução de custos com pessoal. Em doze meses a despesa com pessoal aumentou em R$ 191.999,852,37, além do aumento de 24% nos gastos com comissionados.

AÇÃO
O prefeito de Mossoró denuncia o governador Robinson Faria por não repassar recursos para a saúde. Agora, o Ministério Público entrou com ação para o Estado regularizar os repasses às prefeituras para custeio de serviços em média e alta complexidade para usuários do SUS.

WALFREDO
E não param por aí os problemas enfrentados pelo governador Robinson. O Walfredo Gurgel, maior hospital público do RN, suspendeu parte dos atendimentos por falta de pagamento aos profissionais. Só serão atendidos casos graves que cheguem através do Samu.

SUSTO
Ao terminar de escrever a nota acima, chegou a notícia de Natal que, à noite, o governador comprometeu-se a pagar os plantões referentes aos meses de maio e junho do corrente ano e que os médicos suspenderam a greve anunciada. Ainda bem.

RECURSOS
Em audiência pública realizada, ontem, na Assembleia Legislativa, a secretária de Saúde do Estado, médica Eulália Alves, surpreendeu deputados ao apresentar relatórios evidenciando a falta de recursos para atender todas as demandas do setor.

REFORÇO
O governador Robinson solicitou o reforço de 1,2 mil homens da Força Nacional para atuar no Estado, em substituição ao efetivo das Forças Armadas que deverá deixar o RN no dia 23. Por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal o Estado não tem como contratar mais policiais.

LIVROS
A Feira do Livro de Mossoró foi oficialmente aberta na noite de ontem. A presidente da Fundação José Augusto, Isaura Amélia Rosado representou o governador na solenidade que contou ainda com a presença do reitor da UERN Pedro Fernandes e prefeito Francisco José.

HERVAL
Em entrevista ao programa Revista Justiça, da Rádio Justiça, o juiz Herval Sampaio comentou a relação do legislativo municipal com o executivo: “uma triste realidade: quando são eleitos os vereadores, o prefeito já convoca esses parlamentares para o clientelismo eleitoreiro”.

ENCONTROS
Como as caminhadas políticas dos candidatos não necessitam de prévia comunicação à Justiça Eleitoral, tem sido comum o encontro de adversários em visitas aos locais públicos. Em início de campanha, com os ânimos ainda desarmados, o tratamento tem se revelado respeitoso.

BÊBADOS
Em sessão do Supremo Tribunal Federal que analisava contas rejeitadas de prefeitos que são candidatos às eleições o ministro Gilmar Mendes, que também é presidente do TSE, não se conteve e declarou que a Lei da Ficha Limpa parece ter sido “feita por bêbados”.

IMPOSTOS
O presidente interino, Michel Temer, ordenou aos ministros da área econômica que cortem o máximo possível as despesas não obrigatórias do governo para que não seja obrigado a aumentar impostos para conseguir fechar a proposta de Orçamento de 2017.

REAÇÃO
O PT orientou todos os deputados do partido, candidatos a vereador e prefeito que respondam na mesma moeda desaforos vindos dos adversários. Lembra que PMDB, PP, PSB, PSDB e outros foram citados pelos delatores no Lava Jato. Sendo assim, pau neles.