Notas da Redação

DATA
Amanhã, segunda-feira termina o prazo para que os partidos políticos e coligações apresentem no cartório eleitoral o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador e data na qual será permitida a propaganda eleitoral.

COMÍCIOS
Embora seja permitido a partir de amanhã, dificilmente os partidos e candidatos realização comícios em Mossoró. Alto-falantes e amplificadores de som poderão ser colocados nas sedes dos partidos e em veículos, bem como o início da propaganda pela internet.

CAMINHADAS
Na segunda-feira, 15, também terá início a permissão para distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos, observados os limites da lei eleitoral.

PROIBIÇÃO
Entre as proibições estão o uso de camisetas estampadas com o nome dos candidatos, bonés, chaveiros, canetas, outdoor e propaganda por telemarketing e sites de pessoas jurídicas. Bandeiras com imagens e nomes dos candidatos estão liberadas ao longo das vias públicas.

SANTUÁRIO
Em época de campanha, vereadores situacionistas votam com a oposição e mudam a tradicional defesa incondicional do prefeito; requerimento do vereador Genivan Vale pedindo cópia do contrato ou doação dos R$ 15 milhões para construção do Santuário de Santa Luzia foi aprovado à unanimidade.

HERBERT
O advogado mossoroense Herbert Mota faz parte de lista tríplice para vaga de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral. Também foram eleitos os advogados Luiz Gustavo Alves Smith e Edilson França que concorrerão ao mesmo posto.

FM
Levantamento feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação mostra que 77% das rádios AM já pediram autorização para se tornarem FM, conforme autorização de decreto de 2013 que autorizou essa migração. Mossoró ainda não aderiu a essa onda.

DEPUTADOS
Calcula-se em 69 o número de deputados federais que concorrerão às prefeituras nas eleições deste ano. PMDB e PT lideram o número de candidatos. Para os peemedebistas, a presença de um aliado na presidência da República é incentivo para que procurem cargo no Executivo.

PAPA

papa_francisco_brasil_1

O Papa Francisco voltará ao Brasil. O Vaticano negocia com o Itamarati para que essa visita ocorra em 2017, quando irá a outros países da América Latina. Sabe-se que Aparecida do Norte será incluída no roteiro de visitas, mas não se sabe que outra cidade visitará.

TEMER
O presidente interino Michel Temer concedeu longa entrevista ao jornal Valor Econômico. Mostrou-se descontraído ao falar sobre Caixa 2 de campanha e disse não ser preciso esperar as eleições para enviar reformar ao Congresso, inclusive a da Previdência.