NOTAS DA REDAÇÃO

ORIGENS

Descendentes das famílias Rosado-Maia preparam visita sentimental às origens, no estado da Paraíba, nos dias 13 e 14 de setembro. No sábado, visitarão Pombal, onde nasceu e morou Jerônimo Rosado. No domingo, estarão em Catolé do Rocha, terra das irmãs Amélia e Isaura Maia.

SUPERFATURAMENTO

O MPRN instaurou investigação para apurar suposto superfaturamento em obras realizadas pela Construtora Luiz Costa Ltda, no município de Mossoró, sob a gestão Allyson Bezerra.  A empresa recebeu, entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de julho de 2025, R$ 126.271.282,74.

ROSALBA

Com o objetivo de minar a votação da senadora Zenaide Maia, em Mossoró, seguidores de Fátima Bezerra procuram convencer a ex-governadora Rosalba Ciarlini a disputar vaga ao Senado nas próximas eleições, fazendo dobradinha com a governadora Fátima Bezerra.

DECISÃO

Rosalba ouviu a proposta situacionista, mas pediu tempo para pensar. Desde que perdeu às eleições para o atual prefeito, tem se mantido afastada das pelejas políticas. Uma nova disputa ao Senado poderia ser sua reinserção na política potiguar.

MINISTÉRIOS

A federação partidária formada pelo União Brasil e pelo PP anunciou que filiados aos partidos devem deixar cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E deixaram claro que, se não saírem, serão expulsos das referidas siglas.

MINISTROS

Atualmente, o União controla três pastas, Celso Sabino (Turismo), Frederico Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração Regional) e o PP tem um ministro, André Fufuca (Esporte). Os ocupantes dos cargos resistem e não querem entregar os cargos.

DESEMBARGADORAS

Cumprindo a Resolução nº 525/2023, do CNJ, que instituiu ação afirmativa de gênero para o acesso das magistradas aos tribunais de 2º grau, o TJRN define lista tríplice com três mulheres para vaga de desembargador.

CANDIDATAS

Formam a lista, pelo critério de merecimento, as juízas: 1º – Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa: 94,13 pontos 2º – Suely Maria Fernandes Silveira: 93,26 pontos e 3º – Patrícia Gondim Moreira Pereira: 92,90 pontos.

CAMARÕES

Apesar da sobretaxa do presidente Trump às exportações brasileiras, o Rio Grande do Norte quer ampliar a produção de camarão no estado e formalizar 150 novos pequenos produtores até 2026, alavancando a atividade de forma sustentável.

FICHA LIMPA

O Senado aprovou, por 50 votos a 24, o projeto de lei que reduz o prazo de inelegibilidade para políticos condenados em alguns casos definidos pela Lei da Ficha Limpa. O período de inelegibilidade continua em oito anos, mas começa a ser contado a partir da condenação.

DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

O Projeto também aumenta de 4 para 6 meses antes das eleições o período de desincompatibilização para membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, das autoridades policiais, e dos que tenham ocupado cargo ou função de direção, administração ou representação em entidades representativas de classe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário