NOTAS DA REDAÇÃO

LIDERANÇA

A afirmar que “Vamos rodar todo o Rio Grande do Norte defendendo o nome da senadora Zenaide”, o prefeito de Mossoró demonstra consciência de haver assumido liderança estadual em nosso Estado, com importância vital para eleger um senador da República.

FILIAÇÃO

Durante o encontro do Rota 22, em Natal, Michelle Bolsonaro confirmou que a deputada federal Carla Dickson deixará o União Brasil para se filiar ao partido liberal. Será mais uma parlamentar nas hostes bolsonaristas.

GIRÃO

O deputado federal general Girão não admite a candidatura do prefeito Allyson a governador como a mais legítima para o grupo de direita no estado. Em primeiro lugar cita o senador Rogério Marinho e, em segundo, Álvaro Dias. Allyson não faz parte da sua lista.

LÓGICA

O deputado estadual José Dias, decano da Assembleia Legislativa do RN, a candidatura de Cinthia Pinheiro, esposa do prefeito Allyson Bezerra, a deputado estadual, é uma sinalização de que ele não será candidato a governador. É, tudo é possível.

PESQUISA

Na primeira pesquisa Datavero para as eleições de 2026, no RN, Allyson Bezerra (União Brasil), aparece com a maior intenção de voto, com 31,7% seguido de Rogério Marinho com 18,93%. Cadu Xavier está com 14,08% e Álvaro Dias registra  9,43%.

TROCA

Deixar o presidente Lula e a governadora Fátima Bezerra pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, pode não ter sido uma escolha inteligência da senadora Zenaide Maia, candidata à reeleição. As pesquisas já começam a sinalizar nesse sentido.

INFLUÊNCIA

Nenhum dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte está entre os 100 mais influentes da Câmara dos Deputados. Todos estão fora da lista dos 100 deputados mais influentes da Câmara Federal, segundo o  Índice de Influência Parlamentar, produzido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Representação e Legitimidade Democrática e pelo Observatório do Legislativo Brasileiro.

PESQUISA

O governo do presidente Lula da Silva está melhor do que o do ex-presidente Jair Bolsonaro para 43%, mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20). Para 38% a gestão do petista está pior do que de Bolsonarro, que comandou o país entre 2019 e 2022.

PIX

O sistema de pagamentos Pix foi tema de destaque na capa do jornal econômico francês Les Echos nesta terça-feira (19). Em uma ampla reportagem, o diário afirma que o sucesso da ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil “irrita Donald Trump e faz a Europa sonhar”.

SUCESSO

O jornal francês descreve o serviço como um “sucesso fulgurante”, destacando sua simplicidade, gratuidade para pessoas físicas e ampla adesão popular. Lançado em 2020, o Pix revolucionou a forma como os brasileiros realizam transações financeiras no cotidiano.

Deixe um comentário