Notas da Redação

ENCONTRO
Sandra, Larissa e Lairinho, pelo PSB, participaram de reunião entre candidatos a vereador, representantes de partidos políticos e a ex-governadora Rosalba Ciarlini. Na pauta, a possibilidade de apoio desses partidos a Rosalba e composição de coligações proporcionais.

FINANCIAMENTO
Mesmo sem existir financiamento público de campanha, o país gastou R$ 9,4 bilhões com partidos políticos nos últimos dez anos. Os recursos são do Fundo Partidário e de renúncias fiscas para propaganda eleitora. Os partidos “nanicos” ficaram com 20%.

IRREGULARIDADES
O Tribunal e Contas do Estado abriu processos para identificar irregularidades em leis que fixam as remunerações de vereadores em dezenas de câmaras municipais. Em levantamento preliminar foram constituídos 37 processos individualizados para apuração.

VIOLÊNCIA
O RN ganhou espaço destacado na mídia nacional por conta da onda de violência que domina o estado. O governador Robinson pediu e o presidente Temer autorizou o apoio das Forças Armadas para atuarem na crise. Deverão chegar 1 mil homens do Exército e 200 fuzileiros navais.

MOSSORÓ
Cinco detentos considerados como chefes da facção criminosa responsável pelos ataques em todo o Estado foram transferidos para a penitenciária federal de Mossoró. A identificação ocorreu por intermédio de monitoração de aparelhos celulares. Outros vinte deverão ter o mesmo destino.
VICE

Carlos Eduardo

Em Natal, o PMDB decidiu indicar o nome do deputado Álvaro Dias para companheiro de chapa de Carlos Eduardo. Nas conversas iniciais eram quatro os pretendentes, Fred Queiroz, Marcelo Queiroz, Hermano Morais e Álvaro Dias. Resta saber se o prefeito aceitará o nome escolhido.

SOLIDARIEDADE
O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, iniciou a sessão de ontem registrando preocupação e solidariedade por conta do atentado de criminosos ao prédio da Justiça Eleitoral em Parnamirim, dizendo do repúdio do Tribunal a atos dessa natureza.

OBSERVADORES
Representantes de 117 países, dos cinco continentes, acompanharão as eleições municipais de outubro, além de instituições como a ONU, Unasul e OEA. Querem ver de perto como se processa a votação e finalização dos votos em urnas eletrônicas.

WORKSHOP
O Tribunal Superior Eleitoral promoverá workshop destinado a profissionais da imprensa para que compreendam melhor as novas regras eleitorais da Lei nº 13.165, conhecida como Reforma Eleitoral 2015. As inscrições poderão ser feitas no próprio site do TSE.

MUNICIPAL
Em Sergipe, a guarda municipal participará da segurança das eleições em 20 municípios. Haverá treinamento prévio ministrado pelo Tribunal Regional daquele Estado. Em Mossoró o assunto não chegou a ser cogitado, mas, é possível que, no futuro, o mesmo venha a acontecer por aqui.

MILITARES
Na primeira reunião dos militares com representantes do governo o clima foi de cordialidade. Entretanto, eles pediram cautela ao governo em relação a essa reforma que pretende criar um regime único para iniciativa privada, militares, servidores públicos, professores e policiais