NOTAS DA REDAÇÃO
SAÚDE
A Secretaria de Estado da Saúde Pública publicou no Diário Oficial a nomeação de 141 profissionais de saúde para atuar como servidores efetivos na rede estadual de saúde. Entre os nomeados, 73 enfermeiros, 7 farmacêuticos, 25 fisioterapeutas 3 técnicos em radiologia, 1fonoaudiólogo, 2 nutricionistas, 2 psicólogos (2), 1 assistente social, 1 neurologista e 1 terapeuta ocupacional.
LIVROS
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte participa da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que segue até o dia 15 deste mês na capital paulista. Por meio de seu estande, a pasta reafirma seu compromisso com a promoção da educação, da cultura e da valorização da literatura potiguar.
BALANÇA
O Rio Grande do Norte alcançou aproximadamente US$ 1 bilhão em movimentações no comércio exterior, com a soma das exportações e importações, entre janeiro e agosto de 2024. O valor desse montante acumulado na balança comercial, no período, foi de US$ 997,6 milhões, o que representa um aumento de 12% em comparação com os mesmos oito meses de 2023.
IDOSOS
A Assembleia Legislativa do RN aprovou projeto que dispõe sobre a proteção financeira dos idosos no RN, de autoria da deputada Terezinha Maia (PL). Com o projeto, toda transação financeira envolvendo idosos deve ser transparente e compreensível, com informações claras sobre taxas, comissões, juros e todos os termos relacionados a empréstimos, investimentos e serviços financeiros.
MORO
O ministro Alexandre de Moraes comunicou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a decisão da 1ª Turma que tornou o senador Sergio Moro (União-PR) réu por suposta calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. Moro sugeriu que o decano da Corte venderia decisões judiciais. “Não, isso é fiança, instituto… pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”, disse o ex-juiz.
IMPEACHMENT
A oposição ao presidente Lula protocolou, nesta segunda-feira (9), um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os deputados do Rio Grande do Norte, General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL) assinaram o pedido de impeachment contra Moraes, de acordo com a lista divulgada pelo site Poder 360.
MINISTRA
O presidente Lula da Silva nomeou a deputada estadual Macaé Evaristo como nova ministra dos Direitos Humanos. A nomeação ocorre após o agora ex-ministro da pasta Silvio Almeida ter sido alvo de acusações de assédio sexual. A designação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta noite.
COMPROMISSO
Representante da oposição no Senado, o senador Rogério Marinho afirmou que 34 senadores já se comprometeram com “a necessária abertura de impeachment de Alexandre de Moraes por abuso de poder”. Na lista divulgada pelo senador consta dois parlamentares do RN: Styvenson Valentim (Podemos) e Flávio Azevedo (PL), suplente de Rogério Marinho em exercício.
SEGURANÇA
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) projeto de lei que fixa diretrizes para instalação de equipamentos e de medidas de segurança para prevenir e combater a violência nas escolas. O texto reserva um mínimo de 2% dos recursos empenhados do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) às ações relacionadas a esses equipamentos e medidas de segurança.
ANISTIA
O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) apresentou nesta terça-feira (10) à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados parecer favorável a projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Entre os beneficiados, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, que é investigado pelo STF por incitar os atos em vídeo publicado nas redes sociais.