Notas da Redação

Gilmar Mendes presidente do TSE
Gilmar Mendes Presidente do TSE
PRIORIDADE
A partir do dia 20 deste mês, os processos eleitorais terão prioridade de tramitação e julgamento para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, exceção de habeas corpus e mandado de segurança, conforme a Lei das Eleições.
PSB
O Partido Socialista Brasileiro realizará na tarde de hoje reunião para debater a sucessão municipal. Serão discutidas as perspectivas da sucessão municipal, coligações e seleção de nomes para escolha de candidatos à Câmara Municipal.

PSB II
Na próxima semana o PSB voltará a se reunir, dessa vez com dirigentes de outras agremiações, quando serão analisadas as perspectivas de coligações tanto na disputa majoritária quanto na proporcional, conforme o número de candidatos que cada partido pretende apresentar.

SURPRESA
Para alguns deputados federais do PT a posição do ex-presidente Lula na sucessão da Câmara dos Deputados constituiu-se em surpresa. Descobriram que Lula, apesar do lançamento da candidatura de Marcelo de Castro, trabalhou pela eleição de Rodrigo Maia, do DEM.

CASTRO
O presidente Michel Temer entrou de cabeça no apoio ao deputado Rodrigo Maia quanto surgiu a possibilidade do deputado Marcelo Castro ser o vitorioso na disputa. Para os governistas, Castro seria capaz de instalar um pedido de impeachment contra Temer.

CLAITON
Publicado no Diário Oficial do Estado a nomeação do bacharel José Claiton Pinho de Sousa para exercer o cardo de Delegado-Geral da Polícia Civil do RN. A coluna parabeniza o Dr.
Claiton que durante muitos anos exerceu o cargo de delegado na cidade de Mossoró.

FRALDAS
A União tentou suspender o fornecimento de fraldas a pessoas com deficiência no programa Farmácia Popular. O assunto chegou ao STF que decidiu que, além dos idosos, os deficientes terão a garantia do fornecimento das fraldas. Questão de dignidade da pessoa humana.

UNIÃO
O novo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, disse que vai trabalhar para que o governo do presidente interino Michel Temer tenha a base parlamentar unida. Hoje, a base do governo conta com 400 deputados que, unidos, dominarão qualquer votação na Casa.

ORIENTAÇÃO
É grande o número de prefeitos que enfrentam dificuldades junto aos Tribunais de Contas quando terminam seus mandatos. Para evitar esses problemas o TCE/RN lançou a cartilha “Encerramento e transição de mandato” para prefeitos e secretários municipais.

IMPOSTOS
O governo trabalha com aumento de tributos para conseguir em 2017 receitas de R$ 8 bilhões. É o que consta em relatório encaminhado ao Congresso pelo Ministério do Planejamento. A surpresa é que não propõe a volta da CPMF com esperado pelos congressistas.