Notas da Redação

THERMAS

Inaugurado em 12 de janeiro de 1979 pelo governador Lavoisier Maia, o Hotel Termas de Mossoró foi privatizado no governo Garibaldi Filho a custo para lá de módico. Fechado durante a pandemia reabrirá sob responsabilidade de grupo empresarial cearense.

DEMOCRATIZAÇÃO

Durante a campanha eleitoral, o prefeito Allyson Bezerra prometeu democratizar a administração, com eleições diretas para os cargos de direção. Ainda é cedo para a cobrança, mas, ao que parece, não está mais tão disposto a aplicar essa conduta.

PROTESTO

Enquanto não chegar a votação direta, os dirigentes vão sendo substituídos dentro do clássico método da política. Assim, o prefeito Allyson foi surpreendido com a reação dos moradores do Alto do Sumaré que protestaram contra a demissão da diretora da UBS local, Vanúbia Maria.

INVESTIMENTOS

A Lei Complementar 141/2012, define que os municípios devem investir na saúde o percentual de 15% de suas receitas. Na administração anterior, Rosalba Ciarlini, aplicava uma média de 40% do orçamento municipal em saúde. Portanto, bem acima da exigência constitucional.

VERBAS

A atual secretária municipal de saúde, Morgana Dantas, terá que conseguir recursos suplementares para manter o nível no atendimento atual e, até mesmo, ampliar as ações no setor. O prefeito prometeu a construção da uma nova UPA, ao que parece, difícil de cumprir.

DEPUTADO

O subtenente da Polícia Militar Eliabe Marques assumiu seu primeiro cargo eletivo. Suplente do partido Solidariedade nas eleições de 2018, ele assume a vaga deixada por Allyson Bezerra, eleito prefeito de Mossoró nas últimas eleições municipais.

ÁGUA

O município-praia do Tibau entre no 12º dia sem água para a população. A prefeitura está preocupada com a evasão de divisas por conta da interrupção das férias por parte de milhares de veranistas, oriundos de Mossoró e de outros municípios.

VACINAÇÃO

A governadora Fátima Bezerra confirmou que o RN está com estrutura pronta para receber e aplicar as vacinas contra a Covid-19. Garantiu que 72 horas após a chegada das doses, que deverão ser adquiridas e enviadas pelo Governo Federal, a vacinação será iniciada no estado.

FAMÍLIA

Para alguns, é caso de oligarquia. Para outros, força política. Com a licença do senador paraibano, José Maranhão, assumiu o cargo Nilda Gondim, também do MDB, que é mãe do atual senador Veneziano Vital do Rêgo, e do ministro do TCU, Vital do Rêgo.

FEMURN

Os dois maiores municípios do estado, Natal e Mossoró, não presidirão a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte. Por consenso, será eleito o pr3efeito de São Tomé, Anteomar Pereira a Silva para o biênio 2021-2022.

LOCKDOWN

Médicos e cientistas do mundo inteiro concordam que o Brasil precisa entrar em lockdown imediato, com suporte financeiro para trabalhadores e empresários, e coordenação do governo federal. É uma medida ruim, afirmam, mas a única possível no momento.