Notas da Redação

 

NEGRITUDE

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. No governo Lula, a Lei 10.639/2003 estabeleceu em seu “Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”

OFICIALIZAÇÃO

No governo de Dilma Rousseff, através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, essa data foi oficializada. Nesse documento foi criado o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, sem obrigatoriedade de que ele fosse feriado.

ARTICULAÇÕES

O prefeito eleito, Allyson Bezerra, está contactando pessoalmente com todos os vereadores eleitos de Mossoró, parabenizando-os pela vitória e dizendo de sua expectativa em relação ao debate sobre os problemas da cidade.

OPOSIÇÃO

Assessores do prefeito eleito avaliam que a oposição na Câmara Municipal será de no máximo cinco vereadores e que esse número poderá ficar em torno de apenas três representantes. É a força de governo novo e de oposição

SECRETÁRIOS

Até ontem, somente o nome de Kadson Eduardo havia sido confirmado por Allyson Bezerra para compor sua equipe de transição. Entretanto, vários nomes estão sendo lembrados para as secretarias municipais, sobretudo as da Saúde e da Educação.

EXEMPLOS

Não é de se admirar que dos 23 vereadores, a grande maioria faça opção pelo apoio ao prefeito. É um exemplo que se repete nos legislativos estaduais e até no federal. Desta vez, entretanto, foi o próprio presidente Bolsonaro quem optou pela união com os deputados.

PRESIDÊNCIA

Não deverá ter sucesso o projeto de alguns poucos vereadores reeleitos em aprovar medida impossibilitando a eleição de qualquer dos novos eleitos assumir o cargo de presidente da Casa. O assunto não deveria sequer ser ventilado, mas….

COMEMORAÇÕES

Sinais de que nova onda da Covid-19 ameaça o Rio Grande do Norte faz com que muitos dos prefeitos eleitos adiem as comemorações pelas vitórias nas últimas eleições. Quem fez a festa no mesmo dia como em Mossoró, não se preocupa com a organização de outros eventos.

SESAP

No Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual da Saúde Pública considera que a pandemia está estabilizada, não havendo motivo para apreensão. Nos últimos quinze dias, houve um aumento de 10% no registro de casos, que passou de 238 para 263 novos a cada dia.

IDENTIFICAÇÃO

A prefeitura de Mossoró solicitou investigação sobre três pessoas armadas que ameaçaram a servidora Nadjara Bezerra, da Comissão do Arquivo da PMM pelo transporte de documentos oficiais em carro particular. Os documentos eram referentes aos anos de1970 a 2011.

HORÁRIO ELEITORAL

Começa hoje, nas cidades que terão 2° turno, o horário eleitoral gratuito, encerrando-se no próximo dia 27. Haverá transmissão para os 57 municípios com mis de 200 mil eleitores onde não houve a definição do prefeito no último domingo (15)