Notas da Redação

REAÇÃO

Depois de resultados preocupantes nas pesquisas eleitorais, os partidários da prefeita Rosalba Ciarlini decidiram botar o bloco na rua. Nos últimos dias, levaram milhares de mossoroenses em mobilizações que foram de arrastões e carreatas.

RECORDAÇÃO

Houve momentos em que o entusiasmo parecia com campanhas anteriores, quando eram permitidos trios elétricos e cantores no palco. Pessoas que não estavam saindo às ruas, vestiram roupas alusivas ao partido e desceram o Alto São Manoel.

DÚVIDAS

Ao que parece, alguns candidatos abandonaram os escrúpulos e passaram a divulgar resultados de pesquisas que colocam o eleitor em dúvida sobre a veracidade das publicações. É possível que a Justiça Eleitoral investigue o que está acontecendo.

MÍDIAS

As mídias sociais são os meios mais utilizados para a publicação dessas pesquisas. Quando um candidato divulga resultado favorável, geralmente em torno de 10% a mais, em poucos minutos o adversário mostra resultado inverso, a seu favor.

EFEITOS

Costuma-se afirmar que pesquisa não altera resultado de eleição. De qualquer forma tem resultados diferentes entre os militantes. Pode desestimular os eleitores, ou proporcionar esforço maior para reagir ao quadro. Para quem está na frente, há o risco da acomodação.

ELEIÇÃO

Amanhã será o “Dia D” para os candidatos a cargos eletivos. 147 milhões de eleitores, em 5.570 municípios, elegerão prefeitos/vice-prefeitos e vereadores. No Rio Grande do Norte, são mais de 2,4 milhões que, apesar da pandemia, cumprirão com esse dever democrático.

FEDERAL

Por solicitação de governadores de estado e do Tribunal Superior Eleitoral, a Polícia Federal está presente em centenas de municípios para o dia da eleição. A novidade é a utilização de drones auxiliando o trabalho de fiscalização.

SEGURANÇA

Além de agentes federais, o Governo do RN disponibilizou cerca de mais 8.200, que estarão presentes nos 167 municípios. O ITEP manterá equipes de plantão para identificação de documentos falsos, possíveis fraudes e irregularidades.

CRISE

Apesar da crise econômica, está sendo grande o valor de recursos utilizados no convencimento aos eleitores. Enquanto isso, o ministro Paulo Guedes assegura que o País está oficialmente saindo da recessão.

PROVOCAÇÃO

O general Moura está decidido a aprofundar a crise política com o presidente Bolsonaro. Ontem, declarou reconhecer a vitória do americano Joe Biden. Teve o cuidado de ressaltar que se pronunciava como cidadão e não como representante do Brasil.

PT

Juntamente com o PSDB, MDB e PSD, o partido dos trabalhadores está entre as legendas que poderão eleger a maior porcentagem de prefeitos eleitos em 2020 nas capitais e nas cidades com mais de 200 mil eleitores.