Notas da Redação

PARTICIPAÇÃO

No primeiro turno, algumas lideranças políticas não pretendem participar diretamente dos pleitos municipais. A exemplo do presidente Jair Bolsonaro, o ministro Rogério Marinho divulgou em suas redes sociais que acompanhará o exemplo do presidente.

FÁBIO

O ministro Fábio Faria poderá assumir posição diferente. Mesmo depois de ministro, tem criticado a governadora Fátima Bezerra, como forma de se manter ativo na política potiguar e assumir a bandeira de oposição à atual governadora.

VEREADORES

A impossibilidade de coligação na chapa proporcional teve um efeito imediato. Aumentou, em muito, o número de candidatos às câmaras municipais. Em Mossoró, por exemplo, serão 489 candidatos ao cargo, distribuídos em 23 partidos.

DESISTÊNCIA

Alguns candidatos à Câmara Municipal desistiram de disputar eleições, entre eles, alguns com mandatos atuais. O mesmo poderá acontecer com candidaturas a prefeito, atualmente com seis candidatos.

FISCALIZAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral definiu que os juízes das 3ª e 33ª Zonas Eleitorais em Natal e Mossoró, devem exercer o poder de polícia na fiscalização da propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito e vereador.

BANCOS

O Diário Oficial do Estado publica, hoje, autorização para o retorno do funcionamento pleno das instituições financeiras no Rio Grande do Norte, a partir do dia 28. Na publicação, está a orientação às instituições que devem dar prioridade ao atendimento por agendamento.

FACULDADES

Em Natal, o prefeito Álvaro Dias anunciou para o dia 5 de outubro a autorização para retorno às aulas práticas e estágios para alunos das instituições privadas de ensino superior da capital potiguar.

FOME

Pesquisa do IBGE mostra que a fome atinge 81 mil lares potiguares, ou seja, cerca de 282 mil pessoas estão passando fome. Revela ainda que 59% da população do Rio Grande do Norte vive com algum grau de insegurança alimentar.  São 2 milhões de pessoas nessa situação.

CRÉDITO

O presidente Bolsonaro encaminhou ao Congresso proposta destinando crédito suplementar de R$ 6 milhões para o Ministério do Desenvolvimento Regional. O ministro Rogério Marinho encaminhará os recursos para ações relacionadas à barragem Passagem das Traíras.

TURISMO

A Secretaria de Turismo e Emproturn realizaram fórum para debater ações de fomento ao turismo religioso na Região Nordeste. No Rio Grande do Norte, ao que parece, a Festa de Santa Luzia não foi incluída no debate.