quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioArtigosNEY LOPES "Lira na Câmara; Pacheco no Senado

NEY LOPES “Lira na Câmara; Pacheco no Senado

Tudo como previsto.

Os candidatos apoiados pelo Planalto ganharam as eleições na Câmara e no Senado. Os parlamentarem votaram pela própria sobrevivência política.

Alguns pontos ficam claros, por trás dos resultados nas mesas do congresso. A vitória de Lira esvazia, por enquanto, as possibilidades de formação de um bloco de centro-esquerda (ou direita) na sucessão de 2022. O chamado “centrão” esfacelou-se.

Nesse aspecto, Bolsonaro ganha dividendos na sua pretensão de reeleger-se. Lira caracteriza o tradicional presidencialismo de coalizão, quando o governo “acerta” o que “quer” e os “parlamentares”, também dizem o que “querem”. Essa “praxis” não está na teoria do presidencialismo de coalizão, mas é o que tem acontecido no Brasil.

O novo presidente da Câmara afasta por completo preocupações com o país, no debate das grandes questões nacionais. O seu discurso indica que se preocupará com o “plenário dos deputados”, aliás a sua característica pessoal no desempenho do mandato.

Qual o grande risco?

Cada deputado (com raríssimas exceções) vai fixar o “preço “ do seu apoio ao governo, considerando que a reeleição de todos eles já se aproxima.

O que irá acontecer, ninguém sabe. Mas, o governo Bolsonaro deve estar consciente de que isso acontecerá.

No senado, o senador Rodrigo Pacheco parece ser diferente de Lira.

O seu discurso aborda questões nacionais e a sua tradição é de um legalista, por ter sido, inclusive, conselheiro federal da OAB. Além disso, tem o estilo mineiro, que consagra a regra do “nem sim, nem não”, antes pelo contrário. Observe-se que ele teve apoio do PT e PDT. A previsão é que seja mais um conciliador, do que apoiador de Bolsonaro.

É um candidato a ser chamado logo, logo de “comunista”, ou “petista” pelo bolsonarismo.

Vejamos o que irá acontecer.

Ney Lopes – jornalista, ex-deputado federal, professor da UFRN e advogado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes